COR
04 - horizontal cores 2

Os tipos rituais da cultura do cancelamento

Publicado por:

Ana Beatriz Miranda Veiga

Na prática do cancelamento as pessoas têm o poder de persuadir, negativamente, algo ou alguém, visto que dentro do ambiente virtual não há o contato face a face, perpassando uma sensação de maior “liberdade” para as interações.  Entretanto, o ritual ultrapassa as barreiras virtuais e ganha o mundo.

Na análise dos casos de cancelamento abordados em nossa pesquisa verificou-se que existem fatores que impactam de maneira semelhante pessoas públicas que passaram por este processo. Características tais como repercussão, discursos compartilhados, temporalidade e eficácia no ciberespaço contribuíram para a observação. A partir disso foi possível identificar três categorias distintas desse fenômeno: cancelados, revogados e incanceláveis.

Os cancelados referem-se as celebridades que constantemente estão sujeitas ao cancelamento por inúmeros motivos. Especificamente neste caso, o alvo do cancelamento não consegue contornar o quadro do cancelamento. Em relação aos revogados, são personalidades que sofreram o cancelamento por algum motivo e conseguem retornar para as redes sociais sem muitos danos. Já com relação aos incanceláveis,  podemos compreendê-los como uma categoria que está imune ao cancelamento por possuir um embasamento acadêmico para tratar a respeito de pautas consideradas “tabus” pela sociedade contemporânea, nesses casos percebe-se uma tentativa de cancelamento ineficaz, com um baixíssimo número de comentários negativos e uma temporalidade mais curta que o observado nos demais casos.

🇬🇧 In the practice of canceling, convincing takes place, among other things, through the “freedom” of communication and the absence of face-to-face contact.  In this sense, the results of the research carried out by NUPEC on this phenomenon verified the existence of factors that influence the lives of people who go through this.  Soon, three categories of individuals were verified: the canceled, the revoked, and the uncancellable.

🇪🇸 En la práctica de cancelación, el convencimiento se da, entre otras cosas, a través de la “libertad” de comunicación y la ausencia de contacto cara a cara.  En ese sentido, los resultados de la investigación realizada por NUPEC sobre este fenómeno, verificaron la existencia de factores que influyen en la vida de las personas que lo atraviesan.  Luego, se constató la existencia de tres categorías de individuos: los cancelados, los revocados y los incancelables.

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Veja mais

Publicações relacionadas