COR
04 - horizontal cores 2

O cancelamento de Maurício Souza

Publicado por:

Breno Alencar, coordenador do Nupec

Em 12 de outubro de 2021 Maurício Souza, então jogador de vôlei do Minas Clube e da Seleção Brasileira, publicou um print em seu Instagram ironizando reportagem em que DC Comics revela que o novo Superman, filho de Clark Kent e Lois Lane, é bissexual. “A é só um desenho, não é nada demais. Vai nessa que vai ver onde vamos parar…”, comentou Maurício Souza, ao republicar a imagem do beijo gay do super-herói nos quadrinhos de divulgação da HQ. 

A reação foi imediata, começando por colegas de clube, entre eles Douglas Souza, que rebateram o que consideraram se tratar de um comentário homofóbico. Em seguida, o Minas Clube se manifestou em nota oficial defendendo a liberdade de seus atletas em se expressar livremente em suas redes sociais. A nota repercutiu negativamente entre os patrocinadores do clube, como Fiat e Gerdau, que pressionaram por uma solução mais enérgica, o que levou ao afastamento do atleta. Segundo a matéria, o combinado era que atleta se retratasse para ser integrado ao evento. Marício então resolveu publicar uma postagem em sua conta no Twitter, que possuía apenas 60 seguidores, ao passo que no Instagram, onde sua publicação com teor homofóbico repercutiu, ele possuía 249 mil seguidores. Em função da atitude do atleta, o Minas Clube decidiu pela sua demissão nos dias seguintes. 

Apesar da repercussão negativa na imprensa brasileira e estrangeira, Maurício Souza ampliou seu número de seguidores de suas redes sociais saltando de cerca de 200 mil na ocasião da publicação para  1,7 milhões em menos de 1 semana. O atleta também recebeu apoio do então presidente Jair Bolsonaro e de seus filhos que o convidaram a ingressar no Partido Liberal (PL), pelo qual candidatou-se a deputado federal por Minas Gerais nas eleições do mesmo ano, sendo eleito com 83.396 votos.

🇬🇧 On October 12, 2021, Maurício Souza, then a volleyball player on the Brazilian national team, published a homophobic comment on his Instagram ironizing the sexuality of DC Comics’ Superman. The reactions to his post involved everyone from professional colleagues to sponsors and resulted in his dismissal from Minas Clube and a cut in his calls to the national team. Despite this, Maurício received support from then-president Jair Bolsonaro and his sons and was elected as a federal deputy for Minas Gerais.

🇪🇸 El 12 de octubre de 2021 Mauricio Souza, entonces jugador de voleibol de la selección brasileña, publicó en su Instagram un comentario homófobo en el que ironizaba sobre la sexualidad del personaje Superman, de la DC Comics. Las reacciones a su publicación involucraron desde compañeros de profesión hasta patrocinadores y provocaron su despido del Minas Clube y su corte de las convocatorias de la selección. A pesar de ello, Maurício recibió el apoyo del entonces presidente Jair Bolsonaro y de sus hijos y fue elegido diputado federal por Minas Gerais.

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Veja mais

Publicações relacionadas