COR
04 - horizontal cores 2

Resumo do Livro “From Arpanet to Internet”

Publicado por:

Beatriz Soares, bolsista de extensão do Labtec

Lançado em 1999, o livro “Inventing the Internet” de Janet Abbate relata os principais agentes e tecnologias que permitiram a internet a se desenvolver. Como todas as tecnologias, a Internet é o produto de um sistema social. Ela e seu antecedente, a ARPANET, foram criadas pelo “US Department of Defense’s Advanced Research Projects Agency” (ARPA), uma pequena agência que esteve profundamente envolvida no desenvolvimento da ciência de computação dos Estados Unidos.

No início dos anos 60, quando os computadores eram escassos, caros e complicados, usar esse tipo de instrumento para se comunicar era quase inimaginável. Hoje em dia, no entanto, é garantido por nós que a informação consegue viajar longas distâncias instantaneamente. Nesse sentido, o livro retrata em sua introdução como entre o decorrer dos anos 60 e os anos 80, a tecnologia de computação passou por uma dramática transformação: o computador antes originalmente utilizado apenas como um dispositivo de cálculos, renasce então como um meio de comunicação. Além disso, é citado como o sistema mundial denominado internet desempenhou um papel importante no desenvolvimento e popularização da tecnologia de rede, que colocou os computadores no centro de um novo meio de comunicação. Assim, ao tornar a interação a longa distância entre diferentes tipos de computadores uma realidade comum, esse sistema ajudou a redefinir a prática e o significado da computação.

Em seu 4° capítulo “De ARPANET à Internet” é apontado como uma série de imprevistos proporcionou com que a Arpanet se tornasse a então internet em sua totalidade, ultrapassando seu tamanho e influência. Enquanto a Arpanet ainda estava em desenvolvimento, um pequeno grupo de empreiteiros da ARPA já estavam trabalhando na próxima geração de tecnologia de rede para os militares e a determinação de interligar o sistema a mais redes trouxe grandes mudanças.

“Inventing the Internet”,então, só evidencia como a internet não é um fenômeno recente e sim representa anos de desenvolvimento.

🇬🇧 Janet Abbate’s book “Inventing the Internet” recounts the key players and technologies that enabled the development of the Internet. The book portrays how computer technology underwent a dramatic transformation between the 1960s and the 1980s. In addition, it is mentioned how the worldwide system called the Internet played an essential role in the development and popularization of networking technology and further highlights that the Internet is not a recent leap, but progress.

🇪🇸 El libro de Janet Abbate “Inventing the Internet” relata los principales actores y tecnologías que permitieron el desarrollo de Internet. La obra retrata cómo entre las décadas de 1960 y 1980 la tecnología informática experimentó una transformación espectacular. Además, se menciona cómo el sistema mundial llamado Internet desempeñó un papel importante en el desarrollo y la popularización de la tecnología de redes, y se destaca además que Internet no es un salto reciente, sino un progreso.

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Veja mais

Publicações relacionadas

NUPEC inicia publicação em mandarim

Iury Guerreiro (Tradutor do LABTEC) e Breno Alencar (Coordenador do NUPEC) O Núcleo de Pesquisa em Educação e Cibercultura inicia a publicação de postagens em