Populismo digital extremista (tese de Alexandre de Moraes)

Publicado por:

Wesley Silva, Pesquisador do NUPEC

Alexandre de Moraes é um jurista, advogado, professor universitário, Ministro do STF e atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral. Visando a vaga de professor titular na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), Moraes desenvolveu a tese denominada de “O Direito Eleitoral e o novo populismo digital extremista”. 

O estudo desenvolvido por Moraes aborda o processo eleitoral e os impactos negativos das redes digitais para a democracia brasileira. A principal ideia da tese, segundo ele, é a desinformação, o que ele vai denominar de notícias fraudulentas, o discurso de ódio e os atos antidemocráticos que são articulados e organizados via redes digitais. Em sua concepção, as plataformas digitais possuem duas facetas de atuação: por quem está no controle das plataformas digitais e por quem é capaz de instrumentalizá-las. A primeira se dá a partir das Big Techs, por exemplo, uma vez que essas empresas do ramo tecnológico detém o poder sobre a técnica e a tecnologia, conseguindo influenciar diversos segmentos da sociedade civil frente aos seus interesses políticos e econômicos. Já a segunda, podemos entender como o uso mais horizontal, uma vez que os populistas digitais extremistas podem ser tantos políticos que utilizam as redes digitais para fins eleitorais, como suas bases eleitorais, manipulando notícias fraudulentas e expressando discursos de ódios contra seus opositores políticos, a democracia brasileira, o Supremo Tribunal Federal e o processo eleitoral.

🇬🇧 Alexandre de Moraes, Minister of the Supreme Federal Court (STF) and President of the Superior Electoral Court, developed a recent thesis on the negative impact of digital networks on Brazilian democracy, highlighting disinformation, hate speech and anti-democratic acts. Moraes discusses the control of platforms by “Big Techs” and the use by extremist politicians to manipulate voters and threaten democracy and institutions such as the STF and the electoral process.

🇪🇸 Alexandre de Moraes, Ministro del Supremo Tribunal Federal y Presidente del Tribunal Superior Electoral, desarrolló una tesis reciente sobre el impacto negativo de las redes digitales en la democracia brasileña, destacando la desinformación, el discurso de odio y los actos antidemocráticos. Moraes discute el control de las plataformas por las “Big Techs” y el uso por parte de políticos extremistas para manipular a los votantes y amenazar la democracia e instituciones como el STF y el proceso electoral.

Referênciahttps://www.conjur.com.br/2024-fev-29/tese-de-alexandre-de-moraes-aborda-extremismo-em-plataformas-digitais/.

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Veja mais

Publicações relacionadas

Cibercultura Chinesa

Iury Guerreiro, Tradutor do LABTEC Ao fazer levantamentos sobre a cibercultura chinesa, é comum encontrar várias publicações e textos que levam o internauta a ter

Poder pastoral e as redes sociais

Alice Vitória Leal Lima, Pesquisadora do NUPEC O conceito de poder pastoral (FOUCAULT, 2008) originou-se da eclesiástica da Igreja Católica, em que o pastor é