O Núcleo de Pesquisa em Educação e Cibercultura (NUPEC) concluirá 2022 participando de mais um evento acadêmico, o IV Seminário de Saberes, Linguagens e Oralidades da Amazônia (SALOA).
Presente desde sua primeira edição, neste ano o NUPEC apresentará junto ao SALOA os resultados parciais de três projetos em execução e uma monografia em andamento.
A comunicação “A ‘cultura do cancelamento’ no ciberespaço: origens, causas e efeitos” será apresentada pelos bolsistas de iniciação científica Paulo Victor Ribeiro e Arienny Carina Souza, ambos estudantes de graduação do Instituto Federal do Pará.
Já a comunicação “Práticas e discursos associados à cultura do cancelamento no Brasil” será apresentada pelos bolsistas Ana Beatriz Veiga e Wilma Beatriz Alves, ambas estudantes do ensino médio-integrado do IFPA, campus Belém, e Wesley Ribeiro, estudante de gradução.
Estes trabalhos são desdobramentos do projeto “O ritual e a cultura do cancelamento no Brasil: estudo qualitativo a partir de práticas discursivas na imprensa e na rede social Twitter entre 2018 e 2021” financiado pelo CNPq e com conclusão prevista para agosto de 2023.
Por sua vez, as bolsistas Eduarda Beatriz Campos e Marina Barbatovci-Oliveira realizarão a apresentação dos resultados da pesquisa “Parentesco, política e redes sociais: as relações familiares em grupos de WhatsApp no contexto das eleições presidenciais de 2018 e 2022”, esta já em fase de conclusão.
O ex-bolsista de iniciação científica do CNPq e estudante do curso de Licenciatura em História do IFPA, Daniel Carvalho, realizará a apresentação do trabalho “A Gripe Espanhola e seus impactos na Educação Brasileira”, um desdobramento do projeto de pesquisa “Tecnologias digitais de informação e comunicação aplicados ao ensino”, recentemente concluído, mas que agora será objeto de seus estudos monográficos.
Por fim, o coordenador do projeto, Prof. Breno Alencar, realizará a apresentação do trabalho “Laboratório de Tradução do Núcleo de Pesquisa em Educação e Cibercultura: análise de um experiência de divulgação científica e inclusão social”.
Ascom/NUPEC