COR
04 - horizontal cores 2

As urnas eletrônicas brasileiras

Publicado por:

por Narah Cardoso, bolsista da iniciação científica do NUPEC

 As urnas eletrônicas foram introduzidas ao sistema eleitoral brasileiro com objetivo de eliminar as fraudes no processo de contagem de votos. O país tinha uma tradição centenária de fraudes, dos mais diversos tipos, devido à intervenção humana.

Após uma fraude generalizada no Rio de Janeiro em 1994, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entendeu que os esquemas só seriam resolvidos se o elemento humano fosse completamente excluído do processo. 

O projeto da urna eletrônica começou em 1995, quando o TSE formou uma comissão técnica liderada por pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Centro Técnico Aeroespacial (CTA) para desenvolver o projeto. Nas eleições municipais de 1996, o equipamento foi usado pela primeira vez por eleitores de 57 cidades brasileiras.

O sucesso da urna eletrônica garantiu a consolidação desse sistema e fez com que as eleições de nosso país fossem uma das mais seguras do mundo, além de ser uma das mais rápidas na apuração de votos. A segurança da urna eletrônica é verificada constantemente em auditorias públicas que atestam sua segurança contra ataques de hackers.

Desde que esse modelo foi implantado em nosso país, em 1996, não houve nenhuma fraude identificada. Além disso, o TSE procura se resguardar e realizar testes de segurança constantes nas urnas eletrônicas. Como parte dessa verificação, é realizada uma auditoria pública um ano antes das eleições para identificar possíveis falhas de segurança nos aparelhos.  As urnas eletrônicas passam por mais de dez auditorias, que têm como propósito garantir a segurança do processo eleitoral.

🇬🇧 The electronic ballot boxes are part of a project developed by the TSE in the 1990s, with the aim of eliminating the constant fraud and human error during elections. The system was tested for the first time in 1996 and since then is considered a reference in the world for its transparency and smoothness, being constantly subjected to hackers’ invasion, having never been registered as a successful case.

🇪🇸 Las urnas electrónicas forman parte de un proyecto desarrollado por el TSE en la década de los 90, con el objetivo de eliminar los constantes fraudes y errores humanos durante las elecciones. El sistema se probó por primera vez en 1996 y desde entonces es considerado una referencia en el mundo por su transparencia y fluidez, siendo sometido constantemente a invasiones de hackers, no habiéndose registrado nunca un caso de éxito.

Referências

BRASIL. Tribunal Superior Eleitoral. As fraudes no processo de votação manual. Disponível em https://www.tse.jus.br/internet/temporarios/urna-seguranca/historico-das-fraudes-nas-eleicoes.html

FERNANDES, Danielly. Por que o Brasil decidiu usar urnas eletrônicas?. Jota, São Bernardo do Campo, 21 de set. de 2022. Eleições. Disponível em: https://www.jota.info/eleicoes/por-que-o-brasil-decidiu-usar-urnas-eletronicas-21092022. Acesso em: 28 de set. de 2022. 

SILVA, Daniel Neves. “Urna eletrônica”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/politica/urna-eletronica.htm. Acesso em 28 de setembro de 2022.

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Veja mais

Publicações relacionadas

NUPEC inicia publicação em mandarim

Iury Guerreiro (Tradutor do LABTEC) e Breno Alencar (Coordenador do NUPEC) O Núcleo de Pesquisa em Educação e Cibercultura inicia a publicação de postagens em