A metodologia de análise do discurso nas redes sociais (parte 1)

Publicado por:

Paulo Victor da Silva Ribeiro

A “Análise do Discurso”, segundo a perspectiva de Mikhail Bakhtin, é uma abordagem teórica e metodológica que estuda a linguagem em sua relação com o contexto social, cultural e ideológico em que é produzida e utilizada. Bakhtin, um linguista e filósofo russo do século XX, defendia que a linguagem é intrinsecamente social e está sempre imersa em uma teia de relações sociais e históricas, sendo influenciada por diferentes vozes e discursos presentes na sociedade.

O autor aborda o conceito de “gênero discursivo” se referindo a tipos específicos de enunciados utilizados em diferentes esferas da atividade humana, com características próprias moldadas pelas condições sociais e culturais. Outro conceito central é o de “vozes sociais”, diferentes pontos de vista presentes na sociedade que interagem e se confrontam nos discursos, criando um espaço dialógico.

Assim, a Análise do Discurso em Bakhtin é uma abordagem que busca compreender a linguagem como uma prática social e histórica, investigando como os discursos são construídos, negociados e transformados em contextos específicos. Ela considera a linguagem como uma atividade complexa que está enraizada nas relações sociais e que reflete as dinâmicas de poder, ideologia e cultura presentes na sociedade.

🇬🇧 Discourse analysis”, from Mikhail Bakhtin’s perspective, is a theoretical and methodological approach that studies language in its relation to the social, cultural, and ideological context in which it is produced and used. Among other concepts, Bakhtin discusses “discourse genre” referring to specific types of utterances and “social voices” as different points of view present in society.

🇪🇸 El “análisis del discurso”, desde la perspectiva de Mijaíl Bajtin, es un enfoque teórico y metodológico que estudia el lenguaje en su relación con el contexto social, cultural e ideológico en el que se produce y utiliza. Entre otros conceptos, Bajtín habla de “género discursivo” para referirse a tipos específicos de enunciados y de “voces sociales” como diferentes puntos de vista presentes en la sociedad.

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Veja mais

Publicações relacionadas

Cibercultura Chinesa

Iury Guerreiro, Tradutor do LABTEC Ao fazer levantamentos sobre a cibercultura chinesa, é comum encontrar várias publicações e textos que levam o internauta a ter

Poder pastoral e as redes sociais

Alice Vitória Leal Lima, Pesquisadora do NUPEC O conceito de poder pastoral (FOUCAULT, 2008) originou-se da eclesiástica da Igreja Católica, em que o pastor é