Análise do livro “Cancel culture: a critical analysis” (Ng, 2022)

Publicado por:

por Camila, bolsista de extensão do Labtec

Este livro aborda, a partir de uma perspectiva crítica da mídia e dos estudos culturais, as origens de práticas e discursos de cancelamento, e discute sua evolução nos domínios das práticas comunicativas negras (por exemplo, cancelando a relação com “dissing”), culturas de celebridades e fãs, cultura de consumo (especialmente em torno de cancelamentos nacionalistas de consumo) e política nacional (críticas conservadoras dos EUA ao cancelamento, e eventos nacionalistas de cancelamento na China continental).  Os dados examinados incluem postagens em plataformas de mídia social, tópicos de comentários em notícias, opinião e artigos. 

Indo além dos relatos da imprensa popular sobre os principais alvos do cancelamento ou os mais recentes debates sobre liberdade de expressão, a análise proposta por Ng identifica a “cultura do cancelamento” como uma prática que envolve ações contra um alvo que poderia ser um indivíduo, marca, empresa ou até um determinado discurso.  

O livro discorre também sobre como qualquer pessoa pode ser cancelada em questão de minutos perante as redes sociais, e que na cultura do cancelamento não precisa necessariamente estar expondo uma opinião. Às vezes, um simples gesto, mesmo que feito de modo espontâneo, levar uma pessoa ou uma empresa a ser cancelada, e que tal ato mesmo não sendo considerado crime ou uma inflação pode ser visto como um ato extremamente rude e ficar submetido a boicote. O livro também demonstra o quanto o cancelamento pode prejudicar o seu trabalho, levando o indivíduo a perder oportunidades e até mesmo o emprego.

🇬🇧 This book explores the origins of cancellation practices and discourses. Moving beyond popular press accounts of cancellation cases in the US and China, Eve Ng examines “cancellation culture” as a cultural practice involving actions against individuals or brands. The book also discusses how anyone can be canceled in a matter of minutes on social media, and that in cancellation culture one does not necessarily need to be voicing an opinion.

🇪🇸 Este libro examina los orígenes de las prácticas y los discursos de cancelación. Más allá de los relatos de la prensa popular sobre los casos de cancelación en Estados Unidos y China, Eve Ng examina la “cultura de la cancelación” como una práctica cultural que implica acciones contra individuos o marcas. El libro también habla de cómo cualquier persona puede ser anulada en cuestión de minutos en las redes sociales, y que en la cultura de la cancelación no necesariamente tiene que estar expresando una opinión.

Referências

NG, E. Cancel Culture: a critical analysis. Athens: Palgrave Macmillan, 2022.

Ohio News. Ng provides insight into cancel culture in her new book ‘Cancel Culture: A Critical Analysis’. April 26, 2022. Disponível em https://www.ohio.edu/news/2022/04/ng-provides-insight-cancel-culture-her-new-book-cancel-culture-critical-analysis

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Veja mais

Publicações relacionadas

Coded Bias

Eduarda Pena, Tradutora do LABTEC O documentário “Coded Bias”, dirigido pela diretora de cinema Shalini Kantayya, retrata a estigma presente na ausência de representatividade das

Cibercultura Chinesa

Iury Guerreiro, Tradutor do LABTEC Ao fazer levantamentos sobre a cibercultura chinesa, é comum encontrar várias publicações e textos que levam o internauta a ter