Valdemiro Carneiro Facundo
O episódio “San Junipero” aborda a eternização das memórias e personalidade das pessoas no ciberespaço ao apresentar Yorkie, uma jovem lésbica tímida, que encontra Kelly, uma jovem bi e extrovertida, numa boate de San Junipero, mundo virtual acessado pela consciência das pessoas (e tal até após a morte, quando decidem fazer o upload das suas consciências na nuvem), em que as pessoas podem continuar vivendo na sua forma mais jovem, recurso esse usado em asilos e hospitais para permitir às pessoas viver outra vida.
Kelly tenta fugir de um homem com quem havia tido um caso, inventando uma desculpa junto com Yorkie para que o homem se fosse. Kelly flerta com Yorkie, mas esta se recusa, mentindo ter um namorado. Outro dia, Yorkie volta à boate e vê Kelly junto de outro homem. Ela aborda Kelly, que o abandona, e as duas passam a noite juntas, a primeira experiência sexual de Yorkie, que se apaixona por Kelly. Têm vários encontros, mas se reveem só cada semana, que é quando é permitido às duas senhoras entrar no mundo virtual de San Junipero. O tempo passa, e Kelly, por mais que não queira nada sério, pede para ver Yorkie em pessoa.
As duas se dão a conhecer no hospital em que Yorkie vegeta, à espera da eutanásia, que deve ser consentida por um cônjuge. Kelly casa-se oficialmente com ela, para que esta possa enfim morrer, e a consciência da defunta permanece para sempre no mundo de San Junipero, para o qual também vai a consciência de Kelly, quando esta decide também morrer.
🇬🇧 The fourth episode of the third season of Black Mirror, ‘San Junipero’, explores a digital ’80s-like city that allows its citizens to live after death by uploading their consciousnesses. ‘Young’ Kelly and Yorkie meet in this world and fall in love, making the viewers question themes such as life, love and mortality throughout the narrative. The story explores freedom beyond physical limitations, touching on the meaning of existence and the choices made throughout life.
🇪🇸 El cuarto episodio de la tercera temporada de Black Mirror, «San Junipero», explora una ciudad virtual «ubicada» en los años 80 que permite a sus ciudadanos vivir después de la muerte mediante el «upload» de sus conciencias. Las «jóvenes» Kelly y Yorkie se conocen en este mundo y se enamoran, haciendo que los espectadores cuestionen temas como la vida, el amor y la mortalidad a lo largo de la narrativa. La historia explora la libertad más allá de las limitaciones físicas, abordando el significado de la existencia y las decisiones que se toman a lo largo de la vida.