Wesley Ribeiro Cantão Silva
As redes sociais possuem uma grande influência no que se refere a política, seja em âmbito nacional, seja em âmbito internacional. Desde a primavera árabe (2010-2012), ocorrida no Oriente Médio e no norte da África, até as manifestações de Junho de 2013, no Brasil. A possibilidade de interação sem precisar do espaço material e do fluxo contínuo de informações geradas pelo ciberespaço possibilitou, na última década, a sistematização de vários grupos de extrema direita, principalmente de um novo movimento denominado bolsonarismo, composto por apoiadores do ex-presidente, Jair Bolsonaro.
Essa organização da extrema direita e do bolsonarismo dentro do ciberespaço culminou em ataques constantes à democracia representativa brasileira, ataques ao processo eleitoral, disseminação massiva de fake news na intenção de manipular o processo eleitoral, além da visibilidade de políticos populistas digitais com discursos autoritários.
Esta pesquisa terá como objetivo entender o crescimento da extrema direita e do bolsonarismo dentro do ciberespaço, entendido como território digital, e suas consequências para a política institucional e a democracia brasileira. A partir dos preceitos da netnografia e do levantamento da literatura, a pesquisa se dará por meio de um levantamento sistematizado de comentários antidemocráticos de bolsonaristas propagados dentro do ciberespaço, cujo sua coleta será por meio, majoritariamente, da imprensa brasileira.
🇬🇧 Social networks have a great influence when it comes to politics, both nationally and internationally. The research conducted by student Wesley Silva, from IFPa’s Geography undergraduate course, Campus Belém, explores this theme through a study on the growth of extreme right-wing and Bolsonarism within cyberspace, understood as digital territory, and its consequences for institutional politics and Brazilian democracy.
🇪🇸 Las redes sociales tienen una gran influencia cuando se trata de política, tanto a nivel nacional como internacional. La investigación realizada por el alumno Wesley Silva, del curso de graduación en Geografía del IFPa, Campus Belém, explora este tema a partir de un estudio sobre el crecimiento de la extrema derecha y del bolsonarismo dentro del ciberespacio, entendido como territorio digital, y sus consecuencias para la política institucional y la democracia brasileña.