por Paulo Victor e Arienny, bolsistas de iniciação científica do Nupec
O projeto de pesquisa “O ritual e a cultura do cancelamento no Brasil: estudo qualitativo a partir de práticas discursivas na imprensa e na rede social Twitter entre 2018 e 2021” é uma iniciativa do Núcleo de Pesquisa em Educação e Cibercultura (NUPEC) com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico (CNPq) e aprovado por meio de Chamada Pública junto à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do Instituto Federal do Pará.
O objetivo principal do projeto é compreender a “cultura do cancelamento” no ciberespaço, associando-o à perspectiva de rituais a partir de recortes de casos famosos e manifestações no Twitter.
Até o momento, a equipe de pesquisadores têm se limitado a realizar a leitura, análise e fichamento da literatura indicada. A partir disso, constatou-se que existe um padrão ritualizado para que o cancelamento ocorra, sendo o Twitter, uma espécie de antiestrutura semelhante ao que Turner (2003) classifica como “communitas”.
Além do processo de seleção e análise da literatura de base, tem-se realizado uma seleção de personalidades/celebridades com alto índice de rejeição social baseado em suas falas, posicionamento públicos e repercussão das mesmas na grande mídia nacional. Para tanto, a equipe utiliza uma ferramenta de consulta pública ao nome, chamada “Buzzmonitor Tends”, filtrando assim o início, o ápice e o declínio das notícias vinculadas a esses personagens.
🇬🇧 The project entitled “The ritual and culture of cancellation in Brazil: a qualitative study based on discursive practices in the press and on the social network Twitter between 2018 and 2021” studies the phenomenon of cancellation from the perspective of rituals and dramas. In addition to the bibliographical review, a selection of cases with great repercussions in the national media between 2018 and 2021 will be carried out, thus verifying the dimension and impact generated in the personal and professional life of the canceled.
🇪🇸 El proyecto titulado “El ritual y la cultura de la cancelación en Brasil: un estudio cualitativo basado en prácticas discursivas en la prensa y en la red social Twitter entre 2018 y 2021” estudia el fenómeno de la cancelación desde la perspectiva de los rituales y dramas. Además de la revisión bibliográfica, se realizará una selección de casos de gran repercusión en los medios nacionales entre 2018 y 2021, comprobando así la dimensión e impacto generado en la vida personal y profesional de los cancelados.
Referência
ALENCAR, Breno. O ritual e a cultura do cancelamento no Brasil: estudo qualitativo a partir de práticas discursivas na imprensa e na rede social Twitter entre 2018 e 2021. 2021. Proposta de Projeto de Iniciação Científica e Tecnológica, Edital nº 05/2022 – PIBICTI/PROPPG/IFPA/CNPq. Instituto Federal do Pará, Belém, 2021. Acesso em: 15 nov. 2022.