
por Eduarda Campos, bolsista de iniciação científica do Nupec
Brigas em grupos de WhatsApp de família, com colegas de trabalho e até mesmo um afastamento com amizades de infância. Esse foi um dos saldos deixado pelas eleições de 2022. Assim como ocorreu em 2018, parentes estão se desentendendo e até rompendo laços em grupos de WhatsApp que reúnem famílias, por conta das eleições e da polarização política. As discussões têm como gancho a defesa ou ataque aos candidatos à presidência Lula (PT) e Bolsonaro (PL). Se intensificando no segundo turno desde a redemocratização no país. Com a vitória do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 60,3 milhões de votos, contra 58,2 milhões de votos no atual presidente Jair Bolsonaro (PL), se fala em um Brasil dividido, onde laços foram rompidos. E se alguns ainda insistem no debate para argumentar, outros preferem ignorar e até silenciar as mensagens.
Com cada grupo consumindo informações de sua bolha, a imagem complexa do país que surge refletida no espelho da urna acaba parecendo desagradável a todos. Sentimentos parecidos têm aflorado nas famílias. Pais que não conseguem entender a opção política divergente dos filhos, após tantos anos de dedicação e esforço na sua criação. Filhos decepcionados com o voto dos pais em alguém que abominam, e que decidem reduzir o contato para evitar uma piora ainda maior na relação.
🇬🇧 The 2022 elections left balances of the distance between family, friends, and colleagues from work. It became evident the interruption of long-lasting relationships due to political positions, the confinement in spectrums, the consumption of limited information, and the distancing of close people to avoid an even greater deterioration between people. A characteristic of these dynamics is the mediation of digital technologies.
Referências
KRELING, Letícia. Famílias abaladas e amizades desfeitas: saiba como recuperar relações estremecidas pelas eleições. Pioneiro Política, 11 de novembro de 2022. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/pioneiro/politica/noticia/2022/11/familias-abaladas-e-amizades-desfeitas-saiba-como-recuperar-relacoes-estremecidas-pelas-eleicoes-clacx8du800bh014u7ve7g674.html
FONTES, Ivana. Eleições separam famílias no WhatsApp: “este ano tomou outra proporção”. Byte, 26 de outubro de 2022. Disponível em: https://www.terra.com.br/byte/eleicoes-separam-familias-no-whatsapp-este-ano-tomou-outra-proporcao,d2b022fb8efab6f3540464e3c03a90dcjuxk66x9.html