Populismo e Território Digital

Publicado por:

Wesley Cantão

A abordagem do território digital segue a mesma lógica do ciberespaço, não sendo algo independente do espaço material, muito pelo contrário, ele precisa dessa espacialização técnica do espaço geográfico para existir. Assim, o território digital é compreendido como um espaço produzido a partir de uma totalidade virtual, o ciberespaço, estando diretamente atrelado às relações de poder, política, econômica, cultural e social. Nesse sentido, a dominação e apropriação da internet, isto é, do objeto técnico espacializado, forma o território digital, partindo diretamente de uma compreensão geográfica do espaço material e da dominação do mesmo por forças hegemônicas, consequentemente, a dominação do espaço virtual, o qual a técnica produz o ciberespaço, desencadeando a produção do território digital em dupla compreensão, seja em uma dimensão material, seja uma dimensão imaterial.

Percebe-se que o território digital é uma arena constante de conflitos protagonizados pelos atores os quais integram esse espaço, além de expressar territorialidades, possibilita a formação de grupos e comunidades a partir de interesses semelhantes, os quais não precisam se conhecer fisicamente para tais interações, facilitando a formação, atuação e articulação de grupos políticos, por exemplo.

Referente ao populismo digital presente no território digital, percebe-se que fake news e teorias conspiratórias são compartilhadas em grupos como estratégias política dentro do ciberespaço com objetivo de disseminar, de forma massiva, valores e interesses ideológicos aproveitando-se do dinamismo presente nas redes digital no que tange a circulação de informações, influenciando, por exemplo, o processo eleitoral, o qual é um reflexo, também, deste espaço virtual. Esses grupos também expressam suas territorialidades virtuais dentro desse território emergente, a qual, na maioria das vezes, reafirma uma identidade e visão de mundo, sobretudo no campo da política.

🇬🇧 Digital territory, an offshoot of cyberspace, is strongly linked to geographical space and technical domination, reflecting power dynamics and forming virtual communities. This space is the stage for conflicts between actors, allowing the creation of political groups and the spread of fake news to influence processes such as elections, displaying virtual territorialities that reaffirm identities and political views.

🇪🇸 El territorio digital, vástago del ciberespacio, está fuertemente vinculado al espacio geográfico y a la dominación técnica, reflejando relaciones de poder y formando comunidades virtuales. Este espacio es escenario de conflictos entre actores, permitiendo la creación de grupos políticos y la difusión de fake news para influir en procesos como las elecciones, desplegando territorialidades virtuales que reafirman identidades y visiones políticas.

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Veja mais

Publicações relacionadas