Juliana Fernandes
O assédio sexual online se caracteriza como a prática de comportamentos sexuais indesejados na internet, que causa medo e desconforto nas vítimas, sendo considerado crime segundo a lei nº 10.224/2001 do Código Penal.
A partir da metodologia de revisão bibliográfica (Lakatos e Marconi, 2003), com base no levantamento de dados em jornais online as pesquisadoras do projeto “Meninas na Ciência”, como o título “Gênero e poder no ciberespaço: a dinâmica do assédio sexual contra estudantes do sexo feminino nas redes sociais online do Instituto Federal do Pará, campus Belém”, do NUPEC, tem se dedicado para verificar os padrões de comportamento dos assediadores nas redes sociais.
A idade da vítima, tipo de escola e redes sociais onde os casos de assédio aconteciam foram elementos importantes para a identificação desses padrões de comportamento.
Inicialmente foi feita uma busca virtual, na qual os jornais onlines utilizados na pesquisa publicaram matérias sobre os casos de assédio no período entre 4 de junho de 2019 e 27 de março de 2023, ocorrendo em 7 estados (BA, MG, CE, DF, ES, PA, RJ), onde a profissão do assediador é na maioria dos casos de professor.
Verificou-se também uma média de 14 anos entre as alunas assediadas, podendo haver uma preferência por meninas de 15 anos que estudam em escolas públicas, sendo perceptível nos casos divulgados os assediadores utilizarem o WhatsApp para realizar as primeiras tentativas de assédio com elogios e curtidas em fotos, para depois passarem para o ambiente físico.
Por fim, no momento em que as estudantes decidem denunciar as situações de assédio, elas acabam buscando apoio de pessoas intermediárias à situação, como professoras e familiares do sexo feminino, para que então a denúncia seja feita de maneira formal no ambiente escolar e na delegacia.
🇬🇧 Online sexual harassment is characterized as the practice of unwanted sexual behavior on the internet. Based on a survey of online newspaper articles, the research project “Gender and power in cyberspace” analyzed the behavior patterns of harassers on social networks. It found that the majority of cases occurred between 2019 and 2023, were perpetrated by male teachers, and the victims were public school students aged 14 on average.
🇪🇸 El acoso sexual en línea es la práctica de comportamientos sexuales no deseados en Internet. A partir de un estudio de periódicos digitales, el proyecto de investigación “Género y poder en el ciberespacio” analizó las pautas de comportamiento de los acosadores en las redes sociales. Descubrió que la mayoría de los casos ocurrieron entre 2019 y 2023, fueron perpetrados por profesores varones y las víctimas eran estudiantes de escuelas públicas de 14 años en promedio.