O território digital e suas contradições no campo da política

Publicado por:

Wesley Cantão, Pesquisador do NUPEC

A partir da perspectiva geográfica, compreende-se o território digital como um espaço – virtual – dominado por relações de poder, sociais, políticas, sociais e econômicas, permeado por conflitos em seu interior. Entendido como redes de indignação e esperança, o espaço virtual possibilita, por meio da conectividade global, a articulação e atuação politica de movimentos sociais que reivindicam suas demandas e pautas frente a uma insatisfação. São as relações horizontais que se estabelecem no território digital diante das contradições das forças verticais. Da Primavera Árabe a junho de 2013, a conectividade viabilizada pelas redes digitais foi fundamental para a organização e o triunfo dessas manifestações que mudaram o rumo da política de seus respectivos países. Embora o território digital permita uma atuação e articulação horizontal, ele também tem suas contradições, sobretudo no campo da política, uma vez que grupos para além do campo da esquerda do espectro político passaram a utilizar tal conectividade para fins políticos. A exemplo disso se tem a eleição norte-americana de 2016, que elegeu Donald Trump para presidência dos Estados Unidos com forte influência das redes digitais. No Brasil, Jair Bolsonaro e sua base eleitoral, o bolsonarismo, também se apropriaram do território digital para chegar ao centro do poder executivo. Ambos processos eleitorais têm como uma de suas principais característica a difusão sistematizada de fake news contra seus opositores políticos. 

🇬🇧 From a geographical perspective, the digital territory is understood as a space permeated by conflicts within it. The virtual space allows social movements to articulate their demands and agendas in the face of dissatisfaction. The digital territory has contradictions in the field of politics, since groups beyond the left of the political spectrum are using this connectivity for political purposes.

🇪🇸 Desde una perspectiva geográfica, el territorio digital se entiende como un espacio impregnado de conflictos en su interior. El espacio virtual permite a los movimientos sociales articular sus demandas y agendas ante el descontento. El territorio digital presenta contradicciones en el ámbito de la política, ya que grupos situados más allá de la izquierda del espectro político están utilizando esta conectividad con fines políticos.

🇨🇳  从地理角度来看,数字领域被理解为一个充满冲突的空间。虚拟空间允许社会运动在面对不满时表达他们的需求和议程。数字领域在政治领域存在矛盾,因为政治领域左派以外的团体正在利用这种连接来达到政治目的。

Referências:

CASTELLS, Manuel. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. Editora Schwarcz-Companhia das Letras, 2017.

CASTRO, Iná Elias. Geografia e política: território, escalas de ação e instituições.Bertrand Brasil, 2005.

ISRAEL, Carolina Batista. Redes digitais: espaços de poder: por uma geografia da Internet. Rio de Janeiro: Consequência Editora, 2021. 376p.

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Veja mais

Publicações relacionadas

Cibercultura Chinesa

Iury Guerreiro, Tradutor do LABTEC Ao fazer levantamentos sobre a cibercultura chinesa, é comum encontrar várias publicações e textos que levam o internauta a ter

Poder pastoral e as redes sociais

Alice Vitória Leal Lima, Pesquisadora do NUPEC O conceito de poder pastoral (FOUCAULT, 2008) originou-se da eclesiástica da Igreja Católica, em que o pastor é