Nupec e Informática Aplicada à Educação promovem palestra

Publicado por:

O Núcleo de Pesquisa em Educação e Cibercultura (NUPEC) em parceria com com a Especialização em Informática Aplicada à Educação do IFPA campus Belém promoveu na última sexta-feira (16) a palestra “Colonialismo de dados” realizada pelo Professor Sérgio Amadeu da Silveira, professor adjunto da Universidade Federal do ABC (UFABC) e ex-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (2003-2005) e membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil (2003-2005).

A palestra faz parte das atividades organizadas pelo Professor Breno Alencar, coordenador do NUPEC, e pela Professora Andrea Marques da Costa, junto à disciplina “Educação, mídias e tecnologias” oferecida pelo curso de Licenciatura em História.

A palestra abordou o papel das grandes corporações de mídia na captura de dados dos usuáiros da internet e das redes sociais digitais e sua conversão em capital econômico. Para Sérgio Amadeu este processo explica a ascensão das chamadas Big Techs e as transformações políticas e culturais que tem sido observadas na última década no Brasil e no mundo.

Sérgio Amadeu da Silveira também apresentou dados de suas pesquisas sobre as relações entre comunicação e tecnologia, práticas colaborativas na Internet e a teoria da propriedade dos bens imateriais que resultaram nos livros “Exclusão Digital: a miséria na era da informação” e “Software Livre: a luta pela Liberdade do conhecimento”.

Ascom/NUPEC

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Veja mais

Publicações relacionadas

DEEPSEEK: A NOVA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

João Miguel Rosa e Souza Lançado em janeiro pela empresa chinesa Shēndù Qiúsuǒ, o DeepSeek-R1 é uma inteligência artificial especializada em processar, compreender e gerar

Cérebro Apodrecido

Maria Heloísa Florentino e Tayler Amaral, Pesquisadores do NUPEC “Brain rot” foi escolhida como a Palavra do Ano de 2024 pela Oxford Languages, referindo-se à

O que é tela?

Sofia da Silva Sacramenta, Pesquisadora do NUPEC Atualmente, a palavra “tela” tornou-se parte do vocabulário cotidiano, diretamente vinculada ao ambiente hiperconectado digitalmente da sociedade contemporânea.