Ana Luiza, Resenhista do LABTEC
No artigo “Gênero e raça no trabalho em tecnologia da informação” de Jordão Horta Nunes, nos é apresentado as discrepâncias de rendimento e dos locais de ocupação com relação à raça e o gênero do trabalhador de TI. Destaca as problemáticas dos papéis femininos e masculinos impostos na sociedade, e as consequências disso até nos dias de hoje no setor do trabalho com questões intelectuais e acadêmicas, além de dar ênfase na questão racial tendo dispostos as diferenças entre os níveis de escolaridade e tempo de trabalho no setor da TI entre pessoas negras e brancas.
O texto aborda como a construção de gênero influencia a identidade profissional no setor de TI, destacando a valorização de características historicamente associadas ao sexo masculino, como correr riscos e lidar com incertezas. Isso gera uma percepção de que tais atributos são mais alinhados com a masculinidade, resultando em uma diferenciação hierárquica na identidade profissional. Além disso, destaca os desafios enfrentados pelas mulheres em cargos de liderança, especialmente relacionados ao equilíbrio entre trabalho, responsabilidades domésticas e maternidade, o que pode impactar ainda mais sua identidade profissional e dificultar seu avanço na hierarquia ocupacional.
No caso das questões raciais, o autor descreve que o maior entrave deste entorno é a diferença de rendimentos entre trabalhadores negros e brancos, mesmo estando em posições melhores colocadas na hierarquia ocupacional, diferente dos problemas de gênero. essa questão está bem ligada com o racismo estrutural e as dificuldades históricas dessa população, o que passa desde escolaridade, idade, estabilidade na ocupação, inserção ocupacional, até chegar aos rendimentos.
Em suma, o artigo evidencia as disparidades de rendimento e ocupação no setor de TI com base na raça e gênero, destacando a influência da construção de gênero na identidade profissional e os desafios enfrentados pelas mulheres em cargos de liderança. Além disso, ressalta as diferenças raciais, revelando a persistência do racismo estrutural. Conclui-se que tanto questões de gênero quanto raciais continuam a impactar o mercado de trabalho de TI, destacando a necessidade de políticas que promovam a igualdade de oportunidades.
🇬🇧 The article by Jordão Horta Nunes about “Gender and race at work in information technology” highlights disparities in income and occupation based on race and gender. He emphasizes how gender construction influences professional identity, evidencing challenges faced by women in leadership positions and racial differences, emphasizing the persistence of inequalities and the need for equitable policies.
🇪🇸 Artículo de Jordão Horta Nunes sobre “Género y raza en el trabajo en las tecnologías de la información” pone de relieve las disparidades de ingresos y ocupación en función de la raza y el Género. Destaca cómo la construcción del género influye en la identidad profesional, destacando los retos a los que se enfrentan las mujeres en puestos de liderazgo y las diferencias raciales, haciendo hincapié en la persistencia de las desigualdades y en la necesidad de políticas equitativas.
Referência: NUNES, J. H. Gênero e raça no trabalho em tecnologia da informação (TI). Revista Ciências Sociais Unisinos, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, v. 52, n. 3, pp. 383-395, 2016.