Equipe

Dr. Breno Rodrigo de Oliveira Alencar

Coordenador

Professor do Instituto Federal do Pará, Campus Belém. Possui doutorado em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Pará (2019), mestrado em Ciências Sociais com ênfase em Antropologia (2011) e Graduação em Ciências Sociais com concentração na área de Antropologia pela mesma universidade (2008). É líder do Grupo Interdisciplinar de Estudo e Pesquisa em Cultura, Educação e Política (GICEP) e membro do Conselho Editorial do IFPA e do Comitê Científico Local na área de Antropologia do IFPA/Campus Belém. Coordena o Projeto de Pesquisa “Educação, cibercultura e mediatização do conhecimento” e o Projeto de Extensão “Laboratório de Tradução do Núcleo de Pesquisa em Educação e Cibercultura” (LABTEC). Em sua trajetória também exerceu a função de Etnógrafo junto ao Museu Paraense Emílio Goeldi entre 2011 a 2014.

Pablo Souza (UEPA)

Graduando (Egresso)

Discente do curso de Medicina da Universidade do Estado do Pará. Técnico em Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal do Pará (2020). Integrante do Núcleo de Pesquisa em Educação e Cibercultura. Medalhista de ouro na OBA e menção Honrosa na OBMEP.

Izabelly Loureiro (UEPA)

Mestre (Egressa)

Possui pós-graduação em Saberes, Linguagens e Práticas Educacionais na Amazônia (IFPA-PA) e graduação em Letras – Português pela Universidade Federal do Pará (2015). Atualmente é professora de redação do Grupo Educacional Ideal. Tem experiência na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, atuando principalmente nos seguintes temas: redação, língua portuguesa, compreensão, textos e produção.

Viviane Carolina (IFPA)

Especialista (Egressa)

Possuo graduação em Letras – Língua Portuguesa pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Sou pós-graduada em Formação de Professores para o Ensino de Língua Portuguesa e Literaturas pela Escola Superior da Amazônia (ESAMAZ). Estou cursando a especialização em Saberes, Linguagens e Práticas Educacionais na Amazônia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Atualmente, sou pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Educação e Cibercultura, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA).

Maria Vitória (IFPA)

Egressa

Possui ensino fundamental completo pela EMEIEF Prof. Terezinha Sousa (2017). É egressa do curso técnico-integrado de Telecomunicações e Bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (CNPq) vinculada ao Núcleo de Pesquisa em Educação e Cibercultura (NUPEC) do Instituto Federal do Pará por meio do Projeto de Pesquisa "Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) aplicadas ao ensino". Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Telecomunicações.

Ana Beatriz Miranda Veiga (IFPA)

Graduanda (Egressa)

Egressa do curso técnico integrado em Telecomunicações no Instituto Federal do Pará(2019) e do Núcleo de Educação e Cibercultura (NUPEC). Ex-Bolsista de Iniciação Científica da Diretoria de Pesquisa e Inovação (DPI), Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (FAPESPA) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) através do projeto de pesquisa "Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) aplicadas ao ensino", pelo qual recebeu o prêmio da Feira Brasileira de Jovens Cientistas. Também participou do projeto de pesquisa "O ritual e a cultura do cancelamento no Brasil: estudo qualitativo a partir de práticas discursivas na imprensa e na rede social Twitter entre 2018 e 2021" financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

MSc. Robson Campanerut (IFCE)

Colaborador

Licenciado em Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF – 2009) e Mestre em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação pela UFF (PPGA/UFF-2013), sendo bolsista Capes. Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão em EaD (PIGEAD/LANTE/UFF – 2013) pela mesma instituição acima. Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido (IFRN- 2020) Atualmente cursa o Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2021 - ) Tenho diversas experiências em tutoria e formação à distância: Cecierj (2010-2013), Nova EJA (2013), UAB/UFC (2013) e UFF (2015), como em capacitações em Tecnologias Educativas pelo IFCE (2020). Atualmente sou professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, lecionando matérias relacionada à Sociologia, no campus de Tabuleiro do Norte.

Marina Barbatovci (IFPA)

Graduanda (Egressa)

Possui ensino fundamental completo pela Escola Estadual Paulo Maranhão (2018). É egressa do curso técnico-integrado de MIneração e ex-Bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (CNPq) vinculada ao Núcleo de Pesquisa em Educação e Cibercultura (NUPEC) do Instituto Federal do Pará por meio do Projeto de Pesquisa "Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) aplicadas ao ensino" Atualmente é estudante da graduação em Antropologia da Universidade Federal de Santa Catarina.

Paulo Victor Ribeiro (IFPA)

Graduando

Pós-graduado em Ensino de Filosofia e Ciências Sociais (UniBF). Pós-graduado em Sociologia Econômica, Política e Urbana (UniBF). Bacharel em Direito pela Escola Superior Madre Celeste (ESMAC). Graduando em Letras - Língua Portuguesa pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Tem experiência na docência, com Metodologia da Produção Científica - TCC I e TCC II. Bolsista de Iniciação Científica do Núcleo de Pesquisa em Educação e Cibercultura, responsável pelo projeto "O ritual e a cultura do cancelamento no Brasil: estudo qualitativo a partir de práticas discursivas na imprensa e na rede social Twitter entre 2018 e 2021" financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Eduarda Beatriz Campos Dias (IFPA)

Graduanda

Graduanda do Curso de Licenciatura em História. Bolsista de Iniciação Científica do Núcleo de Pesquisa em Educação Cibercultura do Instituto Federal do Pará, Campus Belém, através do Projeto de Pesquisa "Parentesco, política e redes sociais: as relações familiares em grupos de WhatsApp no contexto das eleições presidenciais de 2018 e 2022".

João Pedro Lyra (UFPE)

Graduado

Licenciando em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); atualmente desenvolvendo pesquisa em Sociologia e Antropologia em Tecnologias Interativas na Educação, no Grupo de Estudos em Ciências Cognitivas e Tecnologias Educacionais (CCTE) no Centro de Informática da UFPE (Cin) e no Núcleo de Pesquisa em Educação e Cibercultura no IFPA; Professor e Coordenador voluntário de Sociologia no Projeto de Extensão de Pré-Vestibular Portal UFPE; Pesquisador por 18 meses pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), desenvolvendo atividades em Educação para Direitos Humanos, Teoria Sociológica e Gameficação para Ensino Médio; Formação técnica em Multimídia para Jogos Digitais e Comunicação Visual pelo Projeto NAVE Recife, na Escola Técnica Estadual Cícero Dias. Interesse nas áreas de: Ensino de Sociologia, Sociologia Digital, Antropologia Digital e Comunicação.

Wilma Alves (IFPA)

Ensino Médio

Possui ensino fundamental completo pelo Colégio São Paulo (2019). É estudante do curso técnico-integrado de Desenvolvimento de Sistemas e Bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (CNPq) vinculada ao Núcleo de Pesquisa em Educação e Cibercultura (NUPEC) do Instituto Federal do Pará por meio do Projeto de Pesquisa Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) aplicadas ao ensino: em busca de uma reconstituição histórica da Educação a Distância e seus impactos no Ensino Remoto Emergencial durante a Pandemia Covid-19 junto ao Instituto Federal do Pará, Campus Belém”. Possui experiência na área de Tecnologia da Informação, com ênfase em Desenvolvimento de Sistemas.

João Carvalho (IFPA)

Graduando

Graduando do Curso de Engenharia de Controle e Automação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (CNPq) vinculada ao Núcleo de Pesquisa em Educação e Cibercultura (NUPEC) do Instituto Federal do Pará por meio do Projeto de Pesquisa “Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) aplicadas ao ensino: em busca de uma reconstituição histórica da Educação a Distância e seus impactos no Ensino Remoto Emergencial durante a Pandemia Covid-19 junto ao Instituto Federal do Pará, Campus Belém”.

Daniel Carvalho (IFPA)

Graduando

Graduando do Curso de Licenciatura em História do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) por meio do projeto "Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) aplicadas ao ensino: em busca de uma reconstituição histórica da Educação a Distância e seus impactos no Ensino Remoto Emergencial durante a Pandemia Convid-19 junto ao Instituto Federal do Pará, Campus Belém". Concluiu o Ensino Médio pelo Sistema Integrado de Ensino de capanema (2015).

Caio Carvalho (UFPA)

Graduando

Graduando do Curso de Engenharia de Controle e Automação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (CNPq) vinculada ao Núcleo de Pesquisa em Educação e Cibercultura (NUPEC) do Instituto Federal do Pará por meio do Projeto de Pesquisa “Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) aplicadas ao ensino: em busca de uma reconstituição histórica da Educação a Distância e seus impactos no Ensino Remoto Emergencial durante a Pandemia Covid-19 junto ao Instituto Federal do Pará, Campus Belém”.

Wesley Ribeiro Cantão Silva

Graduando

Graduando do Curso de Licenciatura em Geografia pelo Instituto Federal do Pará (IFPA). Integra o Núcleo de Pesquisa em Educação e Cibercultura (NUPEC). É bolsista voluntário do projeto de pesquisa "O ritual e a cultura do cancelamento no Brasil: estudo qualitativo a partir de práticas discursivas na imprensa e na rede social Twitter entre 2018 e 2021", financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Também é bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).

Arienny Carina Ramos Souza

Graduanda

Técnica em Química e Graduanda do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal do Pará (IFPA). Atualmente é bolsista de iniciação científica (PIBIC/MPEG) do Museu Paraense Emílio Goeldi e do Núcleo de Pesquisa em Educação e Cibercultura (NUPEC).

Natalia Marques de Souza

Graduanda

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Paulista (2018). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras. É Graduanda do curso Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal do Pará, campus Belém, e integra o projeto de pesquisa "Gênero e poder no ciberespaço".

Juliana Fernandes de Lima Sousa

Graduanda

É estudante do curso de Graduação de Licenciatura em Ciências Biológicas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) - Campus Belém. Possui formação complementar de introdução sobre mudança climática pela UN CC:Learn em colaboração com a ONU para Educação, Ciência e Cultura. Atualmente, está vinculada ao Núcleo de Pesquisa em Educação e Cibercultura do Instituto Federal do Pará, onde participa como voluntária no Projeto de Pesquisa "Gênero e poder no ciberespaço"

Camila Amazonas Guerra Bentes

Graduanda

Graduando em Ciências Biológicas e integrante do Núcleo de Pesquisa em Educação e Cibercultura através do projeto "Gênero e poder no ciberespaço"

Adrienny Carolina Ramos Souza

Graduanda

Graduanda do curso de Letras, com habilitação em Língua Portuguesa, pelo Instituto Federal do Pará (IFPA) e Técnica em Meio Ambiente pela mesma instituição. Atualmente, perfaz revisão textual e normalização de publicações periódicas no Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). É integrante do Núcleo de Pesquisa em Educação e Cibercultura e participa da pesquisa "Parentesco, política e redes sociais"

Nickollas Gabriel dos Santos Luz

Ensino Médio

Atualmente é aluno do curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas integrado ao ensino médio do Instituto Federal do Pará, campus Belém. É pesquisador bolsista do projeto intitulado "Gênero e poder no ciberespaço" e pesquisador voluntário do projeto "Parentesco, política e redes sociais", ambos desenvolvidos no âmbito do Núcleo de Pesquisa em Educação e Cibercultura.

Larissa da Silva Quintero Fernandes

Ensino Médio

Estudante do curso de Edificações integrado ao Ensino Médio. Participa como bolsista do Projeto de Pesquisa "Parentesco, política e redes sociais"

Leticia dos Santos Pinheiro

Ensino Médio

Estudante do curso técnico em desenvolvimento de sistemas integrado ao ensino médio. É bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) através do projeto pesquisa "Parentesco, política e redes sociais"

Arlindo Figueiredo do Rosário Júnior

Graduado

Graduado em Ciências da Religião, Especialista em História e Cultura Afro-brasileira e indígena. Estuda Pós-graduação Lato sensu em Saberes, Linguagens e Práticas Educacionais na Amazônia (IFPA). É professor de Ensino Religioso do ensino Fundamental maior na Rede Pública municipal. Pesquisa religiosidade na Amazônia e sua relação com o ciberespaço. Atualmente desenvolve um projeto de pesquisa intitulado: "O Segredo e o Sagrado: Netnografia das Práticas Afro Religiosas do Tambor de Mina no YouTube".