Dispositivos de poder em grupos de família do WhatsApp

Publicado por:

Alice Vitória Leal Lima, Pesquisadora do NUPEC

O trabalho visa aprofundar as investigações sobre os conflitos familiares em grupos de WhatsApp durante as eleições de 2018 e 2022, a partir da perspectiva do filósofo Michel Foucault. Desse modo, nesta versão, busca-se compreender as técnicas manipulativas de poder, vigilância e controle de corpos sociais em uma esfera microfísica dentro das relações familiares no ciberespaço. 

A metodologia do projeto baseia-se em uma análise qualitativa de entrevistas realizadas com pessoas que se encontravam em grupos de família do aplicativo WhatsApp e na revisão  bibliográfica das obras de Michel Foucault, a saber: Vigiar e punir (1987), o compêndio Microfísica do poder (2021) e o curso Segurança, território e população (2008). Além disso, a análise das entrevistas foi submetida aos conceitos de “Corpos Dóceis” atrelados ao “Poder Pastoral”, de Michel Foucault (1987), e sua inter-relação com as epistemologias dispostas por Butler (2018) a respeito da “Performance de Gênero”.

Os resultados parciais discutem as formas discursivas de poder pastoral no ambiente familiar. Segundo Foucault, o poder pastoral é uma manifestação de poder respaldada nos dogmas religiosos, por meio da relação pastor-ovelha, em que o pastor possui a vocação divina de governar o seu rebanho para a salvação. Dentro das relações de parentesco, o poder pastoral pode ser entendido como um poder exercido por figuras de autoridade, como pais ou tios, sobre os membros da família, com o objetivo de controlar, vigiar e manipular seus comportamentos, em prol de seus interesses ideológicos.

Nesse contexto, os trechos analisados demonstram a submissão de corpos sociais, especificamente o corpo feminino em estruturas familiares hierárquicas. Nessa perspectiva, a autora Butler ao discutir sobre performance de gênero, argumenta que a performance se endereça ao gênero na medida em que o corpo feminino “se molda” para alcançar as idealizações perpetradas pela cultura patriarcal. Assim, o corpo feminino pode se tornar dócil no momento em que performa padrões de comportamentos que marginalizam o gênero feminino, colocando-o num papel social de submissão e vigilância extremas.

Em suma, o estudo evidencia as complexas relações de poder e controle presentes nas dinâmicas familiares, na qual o WhatsApp funciona como dispositivo ampliado de microfísica do poder.

🇬🇧 The study analyzes family conflicts in WhatsApp groups during the 2018 and 2022 elections, exploring techniques of power and control in family relationships in cyberspace. Based on interviews and the work of Foucault, it highlights the pastoral power exercised by authoritarian figures over relatives for ideological purposes. WhatsApp is seen as amplifying the microphysics of power in family dynamics.

🇪🇸 El estudio analiza los conflictos familiares en grupos de WhatsApp durante las elecciones de 2018 y 2022, explorando técnicas de poder y control en las relaciones familiares en el ciberespacio. Basándose en entrevistas y en la obra de Foucault, pone de relieve el poder pastoral que ejercen las figuras autoritarias sobre los familiares con fines ideológicos. Se considera que WhatsApp amplifica la microfísica del poder en la dinámica familiar.

🇨🇳 该研究分析了 2018 年和 2022 年选举期间 WhatsApp 群组中的家庭冲突,探讨了网络空间中家庭关系中的权力和控制技巧。他通过采访和福柯的作品,强调了权威人物出于意识形态目的对亲属行使的牧师权力。 WhatsApp 被视为家庭动态中权力微观物理学的放大器。


Referências: ALENCAR, B. R. O.; LIMA, A. V. L.; SOUZA, A. C. R. Parentesco, política e redes sociais: um estudo sobre hierarquias e conflitos nas relações familiares em grupos de WhatsApp no contexto das eleições presidenciais de 2018 e 2022. Relatório Final de Pesquisa, Edital n° 06/2023 – PIBICTI/PROPPG/IFPA/CNPq, Instituto Federal do Pará, Belém, 2024.

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Veja mais

Publicações relacionadas

DESMISTIFICANDO A IA

Na última segunda-feira, 31 de março, o Núcleo de Pesquisa em Educação e Cibercultura (NUPEC) em parceria com o Curso de Especialização em Computação Aplicada