Despedida de bolsistas (PAULO e WILMA)

Publicado por:

Paulo Victor e Wilma Alves

Os bolsistas de Iniciação Científica, Paulo Victor e Wilma Beatriz, desenvolveram ao longo de um ano o projeto intitulado “O ritual e a cultura do cancelamento no Brasil: estudo qualitativo a partir de práticas discursivas na imprensa e na rede social Twitter entre 2018 e 2021”, aprovado pelo Edital n° 05/2022 – PIBICTI/PROPPG/IFPA/CNPq.

Ao longo desse período, os resultados da pesquisa foram publicados em diversos eventos acadêmicos regionais, nacionais e internacionais. Essas oportunidades de apresentação refletem o árduo trabalho e dedicação aplicado ao longo deste ano. As reuniões de orientação foram fundamentais para direcionar e apoiar o desenvolvimento da pesquisa. Além disso, a realização de fichamentos, resumos e resenhas de diversas obras contribuíram para aprofundar o conhecimento e estabelecer uma base sólida para o projeto.

Destacam-se dois principais resultados. Primeiro, o estudo revelou uma relação entre o fenômeno da “cultura do cancelamento” na rede social “X” (antigo Twitter) e os conceitos antropológicos de “Liminaridade” e “Communitas” de Victor Turner. O cancelamento frequentemente coloca o indivíduo em um estado de transição, levando-o à busca por justiça social e à formação de novas comunidades online.

Segundo, o projeto identificou três subcategorias dentro deste fenômeno: a) o “CANCELADO”, sujeito a episódicas práticas de cancelamento; b) o “INCANCELÁVEL”, que mesmo cometendo ofensas, desfruta de ampla proteção social; e c) os “REVOGADOS”, capazes de se regenerar diante da opinião pública.

Esses resultados enfatizam a complexidade da cultura do cancelamento e a importância de conceitos antropológicos para sua compreensão. Os bolsistas agradecem ao Núcleo de Pesquisa em Educação e Cibercultura (NUPEC) e ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) pela valiosa experiência de Iniciação Científica, comprometendo-se a continuar contribuindo para a pesquisa e o conhecimento voltado à transformação social.

🇬🇧 Paulo Victor and Wilma Beatriz, two Scientific Initiation scholarship holders (CNPq), conducted a study on cancel culture in Brazil, analysing discursive practices on Twitter between 2018 and 2021. The results identified connections between cancelling and anthropological concepts of transition and the formation of online communities, as well as highlighting the existence of distinct categories (cancelled, uncancellable and revoked) that reveal the complexity of this phenomenon.

🇪🇸 Paulo Victor y Wilma Beatriz, becarios de Iniciación Científica (CNPq), llevaron a cabo un estudio sobre la cultura de la cancelación, analizando prácticas discursivas en Twitter entre el 2018 y el 2021. Los resultados identificaron conexiones entre la cancelación y conceptos antropológicos de transición y formación de comunidades en línea, además de señalar la existencia de categorías distintas (cancelado, incancelable y revogado) que revelan la complexidad de este fenómeno.

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Veja mais

Publicações relacionadas

Cibercultura Chinesa

Iury Guerreiro, Tradutor do LABTEC Ao fazer levantamentos sobre a cibercultura chinesa, é comum encontrar várias publicações e textos que levam o internauta a ter

Poder pastoral e as redes sociais

Alice Vitória Leal Lima, Pesquisadora do NUPEC O conceito de poder pastoral (FOUCAULT, 2008) originou-se da eclesiástica da Igreja Católica, em que o pastor é