Ciber-religião: a construção de vínculos religiosos (Jorge Miklos)

Publicado por:

Arlindo

A obra “Ciber-religião: a Construção de Vínculos Religiosos na Cibercultura” foi elaborada pelo historiador Jorge Miklos, que se dedicou ao estudo das possíveis relações entre a mídia religiosa e a religião midiática, utilizando os recursos eletrônicos presentes na era moderna.

Ao reconhecer que a experiência religiosa tradicional foi impactada pelo advento da modernidade, o autor analisa a concepção do sagrado e estabelece uma relação com as características das sociedades contemporâneas, que incorporam atributos divinos. Essa apropriação da sacralidade é abordada no primeiro capítulo da obra, no qual se explora a relação interdependente entre a mídia religiosa e a religião midiática. Por um lado, os meios de comunicação se apropriam de elementos da religiosidade, enquanto, por outro lado, a religiosidade moderna utiliza a mídia para promover seus interesses.

Em seguida, Miklos aprofunda a análise do fenômeno da “midiografia”, um termo inspirado no conceito de iconografia do Professor Dr. Norval Baitello Júnior. De acordo com esse conceito, a técnica muitas vezes é percebida pela sociedade como uma forma de religião, pois é vista como uma divindade devido aos seus poderes extraordinários.

No terceiro capítulo, “Ciber-religião: o Sacrifício do Corpo e do Espaço”, podemos observar o fenômeno da ciber-religião como um produto da “civilização cibercultural”. O autor argumenta que a cultura contemporânea, profundamente influenciada pelo avanço tecnológico e pela cultura digital, está provocando uma transformação drástica na sociabilidade humana, e a experiência religiosa é parte integrante desse processo.

🇬🇧 Jorge Miklos’s ‘Ciber-religião’ explores the relationship between religious media and mediatic religion in the modern age. It also addresses the appropriation of sacrality by the media and modern religiosity. Moreover, it introduces the concept of ‘midiografia’ and analyses cyber-religion as part of part of cybercultural culture, the latter being influenced by technology and digital culture.

🇪🇸 La obra «Ciber-religião», de Jorge Miklos, explora la relación entre los medios de comunicación religiosos y la religión mediática en la era moderna. Asimismo, aborda la apropiación de la sacralidad por los medios. Además, introduce el concepto de «midiografia» y analiza la ciberreligión como parte de la cultura cibercultural, influenciada por la tecnología y la cultura digital.

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Veja mais

Publicações relacionadas

Cibercultura Chinesa

Iury Guerreiro, Tradutor do LABTEC Ao fazer levantamentos sobre a cibercultura chinesa, é comum encontrar várias publicações e textos que levam o internauta a ter

Poder pastoral e as redes sociais

Alice Vitória Leal Lima, Pesquisadora do NUPEC O conceito de poder pastoral (FOUCAULT, 2008) originou-se da eclesiástica da Igreja Católica, em que o pastor é