Os bolsistas de pesquisa e de extensão do Núcleo de Pesquisa em Educação e Cibercultura estiveram presentes na 8ª Semana Técnico-Científica do IFPA Campus Belém apresentando o resultado de suas atividades no NUPEC.
O bolsista de pesquisa CNPq Paulo Victor Ribeiro apresentou os resultados parciais do projeto “A cultura do ‘cancelamento’ no ciberespaço sob a perspectiva socioantropológica de rituais e dramas em Turner, Tambiah e Couldry” sob a supervisão do Prof. Raimundo Negrão Neto .
O bolsista Wesley Ribeiro Cantão apresentou o trabalho “A ‘cultura do cancelamento’ e suas tipologias no ciberespaço: um estudo sobre a moralidade e as regras de sociabilidade que permeiam a sociedade brasileira” sob o olhar atento da Profa. Rejane Barros Araújo.
Já os bolsitas de extensão Wagner Correa Cardoso, Camila Carolina Nonato e Lilia Costa Aguiar realizaram a apresentação do projeto de extensão “Laboratório de Tradução do Núcleo de Pesquisa em Educação e Cibercultura”.
Todos os trabalhos foram apresentandos na modalidade oral no dia 1º de dezembro e foram muito bem recebidos pelos avaliadores que além de elogiar os temas consideraram as propostas ousadas.
Os bolsistas, por outro lado criticaram a organização do evento relatando a baixa adesão de professores e técnicos admistravitos às atividades, além da falta de comunicação, uma vez que muitos trabalhos não tiveram público e que em alguns casos, apresentadores foram “abandonados” em salas sem que houvessem orientações.
O Prof. Breno Alencar, coordenador do NUPEC, lamentou a situação, mas esclareceu que o mais importante para os estudantes neste momento é saber que os trabalhos desenvolvidos no núcleo foram aceitos para serem apresentados no evento e que alguns dos estudantes tiveram a primeira oportunidade de ver o resultado de suas pesquisas sendo avaliadas. E conclui: “Eventos acadêmicos como o SETECI são importantes experiências para avaliar a relevância e alcance da pesquisa, corrigir eventuais falhas na metodologia utilizada, treinar a dicção, controlar o nervosismo e o tempo de apresentação e dialogar com pesquisadores e pesquisadoras cuja formação apresenta outros pontos de vista sobre o tema”.
Ascom/NUPEC