Análise do filme “Rede de Ódio” (2020)

Publicado por:

por Fabiano Pinheiro, bolsista de extensão do Labtec

O filme “Rede de Ódio”  é dirigido pelo diretor polonês Jan Komasa e sua narrativa é ambientada em volta do protagonista Tomasz (interpretado pelo ator Maciej Musialowski), um jovem que, possui uma extrema ambição, sem escrúpulos, é expulso de uma universidade por possuir a “habilidade” de ser um grande plagiador e começa a trabalhar  em uma agência que gerencia redes sociais que visa danificar as imagens de pessoas públicas

Entretanto, Tomasz começa a enxergar na criação de perfis falsos uma forma para disseminar o seu ódio e então começa a promover diversas difamações de políticos e de inúmeras celebridades nacionais. E a partir desse enredo mentiroso, o garoto percebe que isso é um grande talento que ele possui e aos poucos começa a arte da manipulação digital e os efeitos terríveis que uma fake news pode causar na vida das vítimas que consomem tais notícias. 

O protagonista, portanto, revela a sua personalidade ao apresentar o prazer que tem ao elaborar todas as suas frustrações em criar fake news e alimentar desinformação para qualquer cliente em sua agência e para além dela. Dessa forma, é importante ressaltar que o jovem não possui quaisquer talentos de hacker ou grandes habilidades tecnológicas, mas suas manipulações são feitas pelos conhecimentos basilares empregados aos consumidores comuns de redes sociais como o Facebook, WhatsApp e outros.

Assim, Rede de Ódio nos leva a uma grandiosa história de suspense com um convite à reflexão sobre atitudes virtuais que estão ao nosso contato diariamente, mesmo que seja um simples like em um determinado post, afinal é  em redes sociais que se encontram atitudes iguais a de Tomasz.

🇬🇧 The movie “The hater” tells the story of Tomasz (Maciej Musialowski), a young college student jubilated for possessing formidable plagiarism skills. With no choice, he employs at an agency that specializes in exposing public people, using his position to spread hate speech. Gradually, he deposits his bitterness in the form of posts, spreading fake news in cyberspace without imagining the impact of his posts on the lives of his victims.

🇪🇸 La película “Hater” cuenta la historia de Tomasz (Maciej Musialowski), un joven universitario jubilado por poseer una formidable capacidad de plagio. Sin opción, emplea en una agencia especializada en exponer a las personas públicas, utilizando su función para difundir discursos de ódio. Gradualmente va depositando su amargura en forma de posts, difundiendo noticias falsas en el ciberespacio sin imaginar el impacto de sus posts en la vida de las víctimas.

Referências

Rede de Ódio, Dir.Jan Komasa. Perf. Maciej Musialowski,Vanessa Aleksander, Agata Kulesza. Kino Świat International. 2020. Filme.  

No excelente “Rede de Ódio”, da Netflix, um inquietante mundo novo. Veja, 2020. Disponível em: https://veja.abril.com.br/coluna/isabela-boscov/rede-de-odio/. Acesso em: 10.09.2022.

Rede de Ódio: crítica. Papo de Cinema. Disponível em: https://www.papodecinema.com.br/filmes/rede-de-odio/. Acesso em: 10.09.2022.

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Veja mais

Publicações relacionadas

Cibercultura Chinesa

Iury Guerreiro, Tradutor do LABTEC Ao fazer levantamentos sobre a cibercultura chinesa, é comum encontrar várias publicações e textos que levam o internauta a ter

Poder pastoral e as redes sociais

Alice Vitória Leal Lima, Pesquisadora do NUPEC O conceito de poder pastoral (FOUCAULT, 2008) originou-se da eclesiástica da Igreja Católica, em que o pastor é