Análise do filme “A Rede Social” (2010)

Publicado por:

Por Breno Alencar, Coordenador do LABTEC

The Social Network é um filme estadunindense lançado em 2010 sobre acriação e ascenção da rede social Facebook. Vagamente baseado no livro de 2009 escrito por Ben Mezrich chamado The Accidental Billionaires, o filme exibe uma série de flashbacks sobre eventos importantes que resultaram em 2 processos judiciais contra Mark Zuckerberg.

Por retratar o desenvolvimento das mídias sociais há muitos exemplos do ambiente produzido pelo ciberespeaço no filme, como o cyberbullying praticado pelo próprio Zuckerburg. Na história, o personagem cria um site chamado facemash.com, que exibe fotos femininas de Harvard e permite que o usuário clique em qualquer um que ache mais atraente. Ele também usa seu blog Zuckonit para agredir verbalmente sua ex-namorada Erica Albright (Rooney Mara) chamando-a de “puta” e tirando sarro de seu sobrenome e tamanho dos seios. 

Outro exemplo é a ideia original que resultou na própria rede social e mídias. Uma vez que a visão de Zuckerburg é constantemente exibida ao longo do filme, o roteiro mostra um jovem que deseja traduzir estrutura social e relacionamentos em um ambiente online. Algumas de suas motivações para fazer o Facebook, de acordo com o filme, está na busca por popularidade, possibilidade de interagir afetivamente com garotas e ser proprietário de uma “coisa legal”.

Referência

A Rede Social, Dir. Fincher, David. Perf. Jesse Eisenberg, Andrew Garfield, Justin Timberlake. Columbia Pictures. 2010. Filme.

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Veja mais

Publicações relacionadas

Cibercultura Chinesa

Iury Guerreiro, Tradutor do LABTEC Ao fazer levantamentos sobre a cibercultura chinesa, é comum encontrar várias publicações e textos que levam o internauta a ter

Poder pastoral e as redes sociais

Alice Vitória Leal Lima, Pesquisadora do NUPEC O conceito de poder pastoral (FOUCAULT, 2008) originou-se da eclesiástica da Igreja Católica, em que o pastor é