COR
04 - horizontal cores 2

Achou que a gente não ia voltar? Achou errado… Retomada das publicações do NUPEC

Publicado por:

Breno Rodrigo de Oliveira Alencar, Coordenador do NUPEC

O Núcleo de Pesquisa em Educação e Cibercultura está de volta com suas publicações regulares às terças e quintas-feiras. Esta retomada tem como objetivo a divulgação dos resultados alcançados em projetos de pesquisa e de extensão ao longo do segundo semestre de 2024. 

O NUPEC foi criado em 12 de setembro de 2019 com o objetivo de reunir estudantes interessados pelo universo da cibercultura, particularmente no que diz respeito ao impacto das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) na cultura acadêmica, com atenção especial para a socialização e imaginário pedagógico de estudantes em idade escolar.

Em 2021 foi criado o projeto de extensão Laboratório de Tradução – LABTEC – com a finalidade de ser um espaço permanente de tradução, resenha e divulgação acadêmica de obras que ampliassem o conhecimento sobre o tema das mídias digitais. O material resultante é utilizado em disciplinas do curso de Licenciatura em História do IFPA/Campus Belém e divulgado nas redes sociais e no site do NUPEC. Até o momento foram realizadas 19 traduções e 355 publicações que alcançaram um público total de cerca de mais de 300 mil pessoas ao redor do mundo. 

Em 2023, por iniciativa da estudante Bianca Magno, foi criado o projeto de extensão “Jornal Digital: contando várias histórias”. Responsável pela divulgação de matérias sobre o cotidiano e assuntos de interesses dos estudantes do IFPA/campus Belém, o jornal já publicou 80 matérias em 26 edições, alcançando um público de 6731 leitores.

Ao longo de sua trajetória o NUPEC já desenvolveu 42 projetos de pesquisa e de extensão em que estiveram envolvidos 100 estudantes do ensino médio-integrado e do ensino superior do IFPA e de outras instituições de ensino e de pesquisa. Nossos membros já participaram de 40 eventos locais, regionais, nacionais e internacionais e realizaram 42 publicações entre artigos completos publicados em periódicos indexados e trabalhos publicados em anais de eventos.

Nestes quase 5 anos de existência somos gratos ao IFPA e ao curso de Licenciatura em História pelo apoio institucional e aos nossos mais de 2000 seguidores que compartilham conosco o compromisso com a divulgação científica. 

🇬🇧 NUPEC is returning to regular publications with a view to the second half of 2024. Created in 2019, the group has already produced 355 publications and reached a total ⁷of more than 300,000 people around the world. The group currently has 21 projects underway, 4 of which are extension projects: Translation Lab and Digital Journal. This semester, we will publish on our website and social networks on Tuesdays and Thursdays at 6 pm and Wednesdays at 8 am.

🇪🇸 NUPEC reactiva sus publicaciones periódicas para el segundo semestre de 2024. Creado en 2019, el núcleo ya ha producido 355 publicaciones y ha llegado a un total de más de 300.000 personas en todo el mundo. El núcleo tiene actualmente 21 proyectos en marcha, 4 de ellos de extensión: Translation Lab y Digital Journal. A lo largo de este semestre publicaremos en nuestra web y redes sociales los martes y jueves a las 18 h y los miércoles a las 8 h.

🇨🇳 NUPEC 计划于 2024 年下半年恢复定期出版。该核心成立于 2019 年,已出版 355 种出版物,全球读者总数超过 30 万人。该中心目前正在进行21个项目,其中4个是延伸项目:翻译实验室和数字报纸。在整个学期中,我们将在周二和周四下午 6 点以及周三上午 8 点在我们的网站和社交媒体上发布出版物。

NUPEC 计划于 2024 年下半年恢复定期出版。该核心成立于 2019 年,已出版 355 种出版物,全球读者总数超过 30 万人。该中心目前正在进行21个项目,其中4个是延伸项目:翻译实验室和数字报纸。在整个学期中,我们将在周二和周四下午 6 点以及周三上午 8 点在我们的网站和社交媒体上发布出版物。

Traduzido por: Breno Alencar (breno.alencar@ifpa.edu.br) e Iury Guerreiro (nadadorblm@hotmail.com)

Referência

ALENCAR, B. R. O.; TARGINO, G. D.; ARAÚJO, M. S. Antropologia na educação básica, volume 2. Belém: EDIFPA, 2024.

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Veja mais

Publicações relacionadas

Juventude e rede social

Tiago Victor e Juliane Nicodemos, pesquisadores do NUPEC O presente projeto tem como objetivo compreender que significados sociais os jovens atribuem ao uso das redes