Adrienny Carolina Ramos Souza, Bolsista PROPPG/IFPA
A “Política do Silêncio”, estudada pela linguista Eni Orlandi, é uma teoria disposta no âmbito dos estudos em Análise do Discurso (ORLANDI, 2012) que busca averiguar a manifestação do silêncio em discursos políticos. A fim de relacionar a teoria com o projeto “Parentesco, Política e Redes Sociais”, foi feita uma análise a partir de relatos de sujeitos pertencentes a grupos de família no WhatsApp, onde o objetivo se baseava em compreender a inter-relação entre a ideologia política dos administradores e suas práticas discursivas de silenciamento para a retirada e/ou permanência dos parentes nesses espaços cibernéticos.
Os dados analisados demonstraram que não só algum nível de silenciamento disposto por Orlandi (2007) se faz presente em parte majoritária dos movimentos discursivos expostos nos relatos das transcrições, mas também que as principais formas de silenciamento discursivo estão no âmbito do chamado “silêncio local”, posto que a ocultação do objeto discursivo “presidente Lula” se fez presente nos trechos analisados.
Também houve a tentativa, direta ou indiretamente, da interdição de efeitos de sentido político-ideológico quando direcionados à corrente esquerdista de pensamento. Essa interdição se deu a partir do momento em que somente os efeitos de sentido manifestados pela vertente de direita poderiam e/ou tinham permissão de ser expressados sem retalhações sociais e silenciamentos discursivos.
Foi possível verificar que as dinâmicas de hierarquia e de poder existentes no ciberespaço ultrapassaram a esfera cibernética para a ambiência presencial, posto que os conflitos familiares propiciados pelos silenciamentos discursos existentes nos grupos de família online provocaram desentendimentos nas relações de parentesco no espaço offline.
🇬🇧 Eni Orlandi’s “Silence Policy”, applied in family groups on WhatsApp, revealed the predominance of silencing and banning left-side ideologies. These discourse patterns were reflected in offline conflicts, highlighting the extension of power dynamics from cyberspace to the real world, influencing interpersonal relationships and family hierarchy.
🇪🇸 La “Política de silencio” de Eni Orlandi, aplicada en grupos familiares de WhatsApp, reveló el predominio del silenciamiento y la prohibición de ideologías de izquierda. Estos patrones de discurso se reflejaron en conflictos fuera de línea, destacando la extensión de la dinámica de poder desde el ciberespacio al mundo real, influyendo en las relaciones interpersonales y las jerarquías familiares.
Referências: ORLANDI, E. P. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. Editora da UNICAMP, 2007.ORLANDI, E. P. Análise de discurso: princípios & procedimentos. Editora Pontes, 2012.