por Arienny Souza, bolsista de iniciação científica do Nupec
O cancelamento é um fenômeno que acontece na atualidade, embora suas raízes sejam rastreadas há séculos. Tal sistema de “punição” foi observado por meio de vários fatos ao longo da história, como: linchamentos, fogueiras da inquisição, campos de concentração, etc. Eles serviam como exemplo do que não deveria ser feito em nome de uma moral totalitária vigente. Portanto, era uma forma de controle social e exercício de poder.
Conforme demonstra a literatura, o controle do comportamento social é algo bem antigo e grandes autores já elucidaram essa problemática. Sob esse viés, o filósofo francês Michel Foucault mencionava em seus estudos o sistema de vigilância para descrever esse método de opressão, conhecido como panóptico.
Esse sistema tinha como base a tríplice: vigilância, controle e correção, que são conceitos fulcrais na cultura do cancelamento hodierna. Esse fenômeno está pautado no que foi denominado de “politicamente correto” e ocupa um lugar importante para as minorias e movimentos sociais discriminados.
Nesse sentido, o comportamento das pessoas, em especial dos famosos, está sendo mais analisado pelo público e passível de sofrer julgamentos. Dessa forma, o cancelado é rotulado como um sujeito que não deve mais usufruir de virtudes no espaço público e ser apagado completamente do meio social.
Nessa perspectiva, o Brasil é um dos países com mais artistas cancelados nas mídias sociais, tais como: Karol Conká, Gabriela Pugliesi e Arthur Aguiar. Esses famosos sofreram árduo linchamento virtual devido exercerem condutas errôneas no espaço social. Apesar de muitos terem se redimido de suas atitudes, o cancelado é visto como alguém que não merece o acolhimento e perdão.
🇬🇧 Although it has recently become popular, the so-called “culture of cancellation” has been embedded in society for centuries, being studied by great names in the human sciences. The act of cancellation refers to the exclusion of someone from the social environment by his or her speech, position, or manner to the extent that it violates the existence of another. In Brazil, some publicly known examples are Karol Conká, Gabriela Pugliesi, and Arthur Aguiar.
🇪🇸 Aunque se ha popularizado recientemente, la llamada “cultura de la cancelación” forma parte de la sociedad desde hace siglos y ha sido estudiada por grandes nombres de las ciencias humanas. El acto de cancelar se refiere a la exclusión de alguien del entorno social por sus palabras, posiciones o formas, en la medida en que esto viola la existencia de otro. En Brasil, algunos ejemplos conocidos públicamente son Karol Conká, Gabriela Pugliesi y Arthur Aguiar.
Referências
O GLOBO, Agência. Famosos cancelados em 2021: relembre personalidades que sofreram boicotes. 29 de dezembro de 2021. Disponível em: https://www.folhape.com.br/cultura/famosos-cancelados-em-2021-relembre-personalidades-que-sofreram/210712/. Acesso em: 30 de Out 2022.
SAMARCO, Pedro. Cultura do cancelamento: entenda o que é e a sua origem. Disponível em https://www.telavita.com.br/blog/cultura-do-cancelamento/. Acesso em: 30 de Out 2022.