Análise do episódio “Hated in the Nation” (Back Mirror, 2016)

Publicado por:

por Breno Alencar, coordenador do Labtec

Hated in the Nation (“Odiados pela nação”) é o sexto e último episódio da terceira temporada da série britânica de ficção científica Black Mirror. Escrito por Charlie Brooker, criador da série, e dirigido por de James Hawes, o episódio narra a tentativa de detetives em resolver as inexplicáveis mortes de pessoas que foram todas alvo de críticas nas mídias sociais.

Na trama, situada em uma Londres futurista, a experiente detetive Karin Parke (Kelly Macdonald) e a novata Chloe ‘Blue’ Perrine (Faye Marsay) precisam desvendar uma série de crimes que tem ligação com mensagens de ódio nas mídias sociais. 

O primeiro caso é o de uma jornalista encontrada morta em casa com a garganta cortada: um aparente suicídio, embora ela tenha sido um alvo recente de ameaças de morte online após ter criticado um suicídio publicamente. O segundo caso é o de um rapper, que morre após também se tornar alvo de ódio na Internet após o tratamento cruel dispensado a um fã. 

Embora tenham ido a óbito de formas diferentes, a investigação mostra que tanto a jornalista como o rapper foram alvo de uma mesma hashtag no Twitter, #DeathTo, aplicada a figuras públicas odiadas. 

Este episódio é uma crítica sobre o discurso de ódio propagado pelas redes sociais nos dias atuais, como as pessoas agem de maneira coletiva e inconsciente e o impacto psicológico na vidas das pessoas que são perseguidas digitalmente.

🇬🇧 Hated by the Nation is the title of the sixth episode of the third season of the British series Black Mirror and has a screenplay by Charlie Brooker and direction by James Hawes. In a futuristic reality, two investigators need to solve crimes against people who have suffered cyber attacks on Twitter. The plot dialogues with the hate speeches present on social networks.

🇪🇸 Hated by the Nation es el título del sexto episodio de la tercera temporada de la serie británica Black Mirror y cuenta con guión de Charlie Brooker y dirección de James Hawes. En una realidad futurista, dos investigadores deben resolver crímenes contra personas que han sufrido ciberataques en Twitter. La trama dialoga con los discursos de odio presentes en las redes sociales.

Referência 

Hated In The Nation. Black Mirror. Direção: James Hawes. Roteiro: Charlie. Inglaterra/Estados Unidos, 2016.

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Veja mais

Publicações relacionadas

Coded Bias

Eduarda Pena, Tradutora do LABTEC O documentário “Coded Bias”, dirigido pela diretora de cinema Shalini Kantayya, retrata a estigma presente na ausência de representatividade das

Cibercultura Chinesa

Iury Guerreiro, Tradutor do LABTEC Ao fazer levantamentos sobre a cibercultura chinesa, é comum encontrar várias publicações e textos que levam o internauta a ter