por Ana Beatriz Veiga, bolsista de Iniciação Científica do NUPEC
Com os recentes desenvolvimentos na esfera social, tornou-se evidente um processo de desconstrução de práticas e costumes antigos, os quais anteriormente eram normalizados na sociedade. Isso significa que alguns comportamentos passaram a não ser mais tolerados por parte do corpo social, como por exemplo, comentários racistas, homofóbicos, machista, xenofobia e intolerância religiosa. Como resultado, uma parcela cada vez maior de pessoas se manifesta contra tais atitudes que são passíveis de punição, tais como exclusão do individuo cancelado, perda de posição ou prestígio, entre outros, levando a situações como depressão, ansiedade, sentimento de solidão, fracasso, incapacidade de realização.
O processo do cancelamento evidenciou-se, sobretudo, em virtude da internet ter se tornado um lugar propício para o debate de causas importantes e um espaço para manifestações. No entanto, frequentemente, no ambiente cibernético, as manifestações contra comportamentos considerados errados convertem-se em um linchamento virtual contra a pessoa responsável pelos atos, como uma forma de punição e uma maneira de realizar a justiça social. Como todos os indivíduos são suscetíveis a cometerem erros, inúmeras pessoas estão sendo “canceladas” no meio digital.
Esse fato acontece, principalmente, em razão da ideia de que apenas as pessoas que foram “canceladas” seriam capazes de cometerem os respectivos erros. Ou seja, uma parcela de indivíduos acredita que se estivesse no lugar do “cancelado”, não agiria da mesma forma. Como efeito, essa circunstância influi diretamente no surgimento de um novo comportamento de repreensão: a cultura do cancelamento. A cultura do cancelamento não é um evento individual, isso por que o homem é um ser social, logo essa cultura é um movimento que está relacionado à coletividade.
🇬🇧The “cancellation” is a kind of collective manifestation that collectively aims to comply with discriminatory practices, considering them unacceptable. The most noticeable reasons for cancellation are racist, sexist, homophobic, and xenophobic actions and expressions. Archaic and patriarchal behaviors are fought through virtual exclusion. The cancellation of the subject, for the virtual society, also works as a way of positioning oneself socially.
🇪🇸 La “cancelación” es una especie de manifestación colectiva que tiene por objeto sancionar a las personas que actúan conforme a prácticas discriminatorias, considerándolas inaceptables. Los motivos de cancelación más notorios son las acciones y expresiones racistas, sexistas, homofóbicas y xenófobas. Los comportamientos arcaicos y patriarcales se combaten a través de la exclusión virtual. La cancelación del sujeto, para la sociedad virtual, también funciona como una forma de posicionarse socialmente.
Referências
BESSA, Liz. Cultura do Cancelamento: o que é? Politize, 2021. Disponível em:
A Cultura do Cancelamento e suas Consequências. Voz da Serra, 2022.