Análise do filme “A Rede Social” (2010)

Publicado por:

Por Breno Alencar, Coordenador do LABTEC

The Social Network é um filme estadunindense lançado em 2010 sobre acriação e ascenção da rede social Facebook. Vagamente baseado no livro de 2009 escrito por Ben Mezrich chamado The Accidental Billionaires, o filme exibe uma série de flashbacks sobre eventos importantes que resultaram em 2 processos judiciais contra Mark Zuckerberg.

Por retratar o desenvolvimento das mídias sociais há muitos exemplos do ambiente produzido pelo ciberespeaço no filme, como o cyberbullying praticado pelo próprio Zuckerburg. Na história, o personagem cria um site chamado facemash.com, que exibe fotos femininas de Harvard e permite que o usuário clique em qualquer um que ache mais atraente. Ele também usa seu blog Zuckonit para agredir verbalmente sua ex-namorada Erica Albright (Rooney Mara) chamando-a de “puta” e tirando sarro de seu sobrenome e tamanho dos seios. 

Outro exemplo é a ideia original que resultou na própria rede social e mídias. Uma vez que a visão de Zuckerburg é constantemente exibida ao longo do filme, o roteiro mostra um jovem que deseja traduzir estrutura social e relacionamentos em um ambiente online. Algumas de suas motivações para fazer o Facebook, de acordo com o filme, está na busca por popularidade, possibilidade de interagir afetivamente com garotas e ser proprietário de uma “coisa legal”.

Referência

A Rede Social, Dir. Fincher, David. Perf. Jesse Eisenberg, Andrew Garfield, Justin Timberlake. Columbia Pictures. 2010. Filme.

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Veja mais

Publicações relacionadas

Ex-Machina: Instinto Artificial

Ana Laura Aviz, Resenhista do LABTEC O filme Ex-Machina: Instinto Artificial, dirigido por Alex Garland, é uma ficção científica de 2015 que aborda não somente

Coded Bias

Eduarda Pena, Tradutora do LABTEC O documentário “Coded Bias”, dirigido pela diretora de cinema Shalini Kantayya, retrata a estigma presente na ausência de representatividade das