por Paulo Victor Ribeiro, bolsista de Iniciação Científica do NUPEC
O termo “cultura do cancelamento” surge em 2017 com os casos de assédio e abusos do produtor Harvey Weinstein. Desde então, o mesmo se popularizou no Brasil sendo aplicado principalmente contra personalidades públicas. O projeto de pesquisa “O ritual e a cultura do cancelamento no Brasil: estudo qualitativo a partir de práticas discursivas na imprensa e na rede social Twitter entre 2018 e 2021” aborda este fenômeno.
Trata-se de uma iniciativa do Núcleo de Pesquisa em Educação e Cibercultura (NUPEC) que será desenvolvido pelos bolsistas de iniciação científica Paulo Ribeiro e Ana Beatriz Veiga sob a orientação do antropólogo Breno Alencar com base nos estudos sobre “rituais” e “dramas” em Turner (2005; 2008), Tambiah (2018) e Couldry (2005).
Por meio do projeto, pretendemos repensar as noções presentes no senso comum e na própria academia sobre o sentido do ritual quando este é aplicado a complexidade e impacto que as mídias digitais exercem sobre a contemporaneidade, observando se e de que modo os fenômenos observados no mundo virtual afetam a vida individual e coletiva no mundo off-line. Também pretendemos observar se a prática do cancelamento ou, no limite, do linchamento virtual, encontra correspondência com as práticas de humilhação ou constrangimento público, analisando se as motivações (valores, crenças e normas sociais) presentes no espaço público também se encontram presentes no ciberespaço.
🇬🇧 Instigated by the virtual phenomenon known as “cancellation”, the Research Center for Education and Cyberculture (NUPEC) develops a study entitled “Ritual and the Culture of Cancellation in Brazil: a qualitative study from discursive practices in the press and the social network Twitter between 2018 and 2021”. The goal is to investigate the culture and practice of cancellation on Twitter, through qualitative analysis, using socio-anthropological concepts.
🇪🇸 Instigados por el fenómeno virtual conocido como “cancelación”, el Centro de Investigación en Educación y Cibercultura (NUPEC) desarrolla un estudio titulado “Ritual y cultura de la cancelación en Brasil: estudio cualitativo a partir de las prácticas discursivas en la prensa y la red social Twitter entre 2018 y 2021”. El objetivo es investigar la cultura y la práctica de la cancelación en Twitter, mediante un análisis cualitativo, utilizando conceptos socioantropológicos.
Referência
ALENCAR, Breno. O ritual e a cultura do cancelamento no Brasil: estudo qualitativo a partir de práticas discursivas na imprensa e na rede social Twitter entre 2018 e 2021. 2021. Proposta de Projeto de Iniciação Científica e Tecnológica, Edital nº 05/2022 – PIBICTI/PROPPG/IFPA/CNPq. Instituto Federal do Pará, Belém, 2021. Acesso em: 13 set. 2022.