Kirla Anderson, Coordenadora e Pesquisadora do NUPEC
No dia 29 de maio de 2025, será lançado o e-book “Desconectando Nós: Misoginia e discurso de ódio contra mulheres nas redes sociais”. A coletânea apresenta os resultados alcançados por pesquisas sobre violência de gênero nas redes sociais, realizadas no Núcleo de Pesquisa em Educação e Cibercultura (NUPEC), que está vinculado ao Grupo Interdisciplinar de Estudo e Pesquisa em Cultura, Educação e Política (GICEP), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)/Campus Belém.
A pesquisa deste tema inicia com o projeto “A machosfera e a disseminação de ódio às mulheres nas redes sociais”, em 2024, em que se verificou a necessidade de incorporar a categoria misoginia à análise, pois se refere a uma percepção sexista e de desprezo às mulheres e ao feminino, observada, no caso dos estudos aqui presentes, nas redes sociais. São indivíduos isolados ou grupos, considerados masculinistas, os principais responsáveis por compartilhar notícias de ódio contra as mulheres, o que precisa ser também entendido em consonância às ideologias religiosas e de políticas conservadoras do mundo contemporâneo.
A partir do referido projeto, dialogamos com outros pesquisadores do NUPEC, que não tinham a mesma temática como objetivo principal, mas que o ódio contra as mulheres apareceu de forma tangencial em suas pesquisas, sendo refletido aqui. Tendo em vista que a internet possui a capacidade de aproximar usuários com interesses comuns e, entre estes, estão a violência e a troca de mensagens odiosas contra as minorias sociais, nosso objetivo principal é refletir sobre as formas pelas quais as identificamos nas redes sociais, e, com isso, enfraquecer os nós da misoginia e do discurso de ódio contra as mulheres no ambiente on line.
Na mesma ocasião, o NUPEC também lançará a Cartilha Como Combater a Misoginia e o Discurso de Ódio nas Redes Sociais, que consiste em um material instrucional sobre a definição de tais práticas, mostra cinco passos importantes que podemos adorar para combatê-las e lista alguns canais para denúncia.
A cartilha pode ser acessada em: Cartilha Misoginia e Discurso de Ódio 2025 – Google Drive
🇬🇧 On May 29, 2025, the e-book “Desconectando Nós: Misoginia e discurso de ódio contra mulheres nas redes sociais”, will be launched, presenting NUPEC’s research in online gender violence. The research examines misogyny as an expression of contempt and digital violence against women, seeking to weaken these dynamics. In addition, the booklet “Como Combater a Misoginia e o Discurso de Ódio nas Redes Sociais”, will be launched, with five steps for confronting it and channels for reporting it.
🇪🇸 El 29 de mayo de 2025 se lanzará el libro electrónico “Desconectando Nós: Misoginia e discurso de ódio contra mulheres nas redes sociais”, que presenta la investigación de NUPEC sobre la violencia de género online. La investigación examina la misoginia como expresión del desprecio y la violencia digital contra las mujeres, buscando debilitar estas dinámicas. Además, se lanzará el folleto “Como Combater a Misoginia e o Discurso de Ódio nas Redes Sociais”, con cinco pasos para enfrentarse a ellos y canales para denunciarlos.
🇨🇳 2025年5月29日,电子书《切断我们的联系:社交媒体上针对女性的厌女症和仇恨言论》将发布,该书将介绍NUPEC关于网络性别暴力的研究。该研究将厌女症视为对女性的蔑视和数字暴力的表现形式,旨在削弱这些动态。此外,还将发布小册子《如何打击社交媒体上的厌女症和仇恨言论》,其中介绍了应对这一问题的五个步骤以及举报渠道。
REFERÊNCIAS:
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O Perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
REGAGNAN, Isabela; SOUTO, Bárbara. Um homem sem sua pílula vermelha está fadado ao fracasso: desvendando o comportamento redpill. In: WOLFF, Cristina; SCHMITT, Elaine (Orgs.). A internet como campo de disputas de gênero. Florianópolis/SC: Cultura e Barbárie, 2024. P. 126-137.
SAFFIOTI, Heleieth. Gênero, patriarcado, violência. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2024.
SILVA, Bruna Camilo de Souza Lima e. MASCULINISMO: misoginia e redes de ódio no contexto da radicalização política no Brasil. Belo Horizonte/MG: PUC de Minas Gerais, 2023. 240 fls. (Tese de Doutorado em Ciências Sociais).
TRINDADE, Luiz Valério. Discurso de Ódio nas redes sociais. São Paulo: Jandaira, 2022. (Coleção Feminismos Plurais)
WOLFF, Cristina; SCHMITT, Elaine. Internet, feminismos, antifeminismos e nossas pesquisas. In: WOLFF, Cristina; SCHMITT, Elaine (Orgs.). A internet como campo de disputas de gênero. Florianópolis/SC: Cultura e Barbárie, 2024. P. 10-13.