Conteúdo audiovisual e práticas educativas em Luanda – Parte I

Publicado por:

Iury Guerreiro, Tradutor do LABTEC

Luanda, localizada dentro da província de mesmo nome e capital da Angola, é uma cidade com mais de 2 milhões de habitantes, que acolhe a cada 2 anos a Bienal de Luanda, uma iniciativa conjunta da UNESCO, União Africana e o Governo de Angola, que visa promover a paz e a prosperidade na África através de diversas iniciativas. O Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF aponta um futuro desafiador para as crianças em 2050 num mundo transformado por disparidades tecnológicas, além de outros fatores. 

        A fim de mitigar os impactos causados por esta condição e atendendo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS 4 e 10 da Organização das Nações Unidas – ONU, a escola luandina Allan Kardec recebeu o “MatemÁfrica” desenvolvido pela professora Dra. Joelma Almeida, do IFPA campus Belém, que junto a empresa Inteceleri Tecnologia para Educação, promoveram o desenvolvimento da educação matemática por meio dos usos de instrumentos e dispositivos tecnológicos digitais na educação básica. Este projeto entrou em sua 2º fase de execução, marcada pela produção audiovisual dos alunos luandenses.

       O projeto “Formação na cibercultura: Brasil e Angola praticando o letramento digital e a instrumentalização do ensino da matemática por meio da produção audiovisual na educação básica”, através da metodologia do cotidiano, objetiva criar a cultura da narração audiovisual. Semanalmente, os alunos da Escola Allan Kardec narram o que aprenderam, produzindo vídeos curtos chamados “Vídeo-diário de formação”.  

         Os professores angolanos também participam do projeto ao receberem formação para a criação e edição das produções audiovisuais dos seus alunos como a utilização de aplicativos específicos, a exemplo do CapCut – desenvolvido pela ByteDance, empresa responsável também pelo famoso TikTok.

      O projeto oferece tecnologia segura para as crianças luandenses ao promover práticas inovadoras de integração de recursos digitais e estratégias de avaliação formativa por meio de plataformas off e online. Isto é indispensável para educadores e pesquisadores interessados na evolução e nos desafios da educação na era digital.

🇬🇧 For mitigate the effects of a world modified by technologies, the Angolan school Allan Kardec received the “MatemÁfrica” project created by Dr. Joelma Almeida from IFPA. With the support of the company Inteceleri, the project promotes mathematical teaching with digital objects in primary education. The educators participate producing student videos with specific apps. The project offers to children safe technology, integrating digital resources and online assessment strategies, crucial in digital education.

🇪🇸 Por mitigar los efectos de un mundo modificado por las tecnologías, la escuela angoleña Allan Kardec recibió el proyecto “MatemÁfrica”, creado por la Dra. Joelma Almeida del IFPA. Con el apoyo de la empresa Inteceleri, el proyecto promueve la enseñanza de las matemáticas con objetos digitales en la educación primaria. Los educadores participan de vídeos de estudiantes con aplicaciones específicas. El proyecto ofrece tecnología segura a los niños, integrando recursos digitales y estrategias de evaluación en línea, cruciales en la educación.

🇨🇳 为了减轻技术改变世界的影响,安哥拉Allan Kardec学校收到了IFPA的Joelma Almeida博士创建的“MatemÁfrica”项目。在 公司的支持下,该项目在基础教育中推广数字对象的数学教学。用程序的视频来参与。该项目为儿童提供安全技术,整合数字资源和在线评估策略,这对数字教育至关重要。

Traduzido por: Maria Eduarda Pena (mariasilvapena987@gmail.com) e Iury Guerreiro (nadadorblm@hotmail.com)

Referências :

ONU. Sobre o nosso trabalho para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em Angola. Disponível em: <https://angola.un.org/pt/sdgs>. Acesso em: 24/11/2024.

UNICEF. Futuro desafiador projectado para crianças em 2050 num mundo transformado por crises climáticas extremas, mudanças populacionais e disparidades tecnológicas. 20 nov. 2024 Disponível em: <https://www.unicef.org/angola/comunicados-de-imprensa/futuro-desafiador-projectado-para-crian%C3%A7as-em-2050-num-mundo-transformado>. Acesso em: 24/11/2024.

UNESCO. Biennale of Luanda 2023. Disponível em: <https://www.unesco.org/pt/biennaleluanda/2023>. Acesso em: 25/11/2024.

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Veja mais

Publicações relacionadas

Ex-Machina: Instinto Artificial

Ana Laura Aviz, Resenhista do LABTEC O filme Ex-Machina: Instinto Artificial, dirigido por Alex Garland, é uma ficção científica de 2015 que aborda não somente

Coded Bias

Eduarda Pena, Tradutora do LABTEC O documentário “Coded Bias”, dirigido pela diretora de cinema Shalini Kantayya, retrata a estigma presente na ausência de representatividade das