COR
04 - horizontal cores 2

Formação na cibercultura: Brasil e Angola praticando o letramento digital e a instrumentalização do ensino da matemática por meio da produção audiovisual e do uso de instrumentos digitais na educação básica

Publicado por:

Profa Dra Joelma Almeida, Pesquisadora do NUPEC

O método utilizado neste projeto é a pesquisa-formação na cibercultura (SANTOS, 2005) e a epistemologia que inspira nossos trabalhos é a pesquisa nos/dos/com os cotidianos (CERTEAU, 2012; ALVES, 2008) que tem como princípio a formação experiencial e a vivência no campo com os praticantes. Neste método o processo de pesquisa se dá na ação de aprender fazendo e fazer aprendendo. 

O projeto ocorre a partir de encontros semanais on-line para o planejamento de atividades educacionais cujo foco é a imersão cibercultural de todos os sujeitos e o estreitamento das relações entre os Estados do Pará e Luanda. A expectativa é ampliar leques de acesso à formação tanto para o discente, quanto para o docente, uma vez que o Projeto tem como pilares o ensino e a pesquisa. O projeto conta com um professor angolano (bolsista, que atua na Escola Allan Kardec como mediador das ações criadas pelos idealizadores do projeto em parceria com os professores da escola). 

O Projeto todo contempla duas grandes partes. A primeira delas, intitulada MatemÁfrica começou a ser desenvolvida em outubro de 2023 e teve sua culminância em junho de 2024, quando realizamos a Feira MatemÁfrica no Colégio Allan Kardec. Neste momento, foi iniciada a segunda parte: formação docente para a produção de conteúdo educacional audiovisual através do celular.       

       Atualmente, o projeto está no 11º mês de vivência. O Projeto todo ocorre na modalidade semipresencial, no intercâmibio entre Brasil (Belém-PA) e África (Luanda-Angola). De maneira presencial: no Colégio Allan Kardec (com o Professor-colaborador mediando as ações). De maneira on-line: através de aplicativos como Googlemeet, Zoom e Whatsapp, através dos quais são realizadas reuniões de planejamento, oficinas on-line (com a Coordenadora do Projeto e convidados) e o registro das atividades.

Alguns conceitos/área trabalhados são: Geometria Plana, Geometria Espacial; Cibercultura; Realidade aumentada; Tecnologias imersivas; Metaverso. Esta pesquisa cotidianista preza pelo movimento imbricado entre teoria e prática, praticado pelo pesquisador em coautoria com os docentes e discentes. É, portanto, qualitativa, apresentando como atividade de campo a produção de dados no cotidiano do processo de formação. Os cotidianistas em suas pesquisas atuam principalmente na força dos currículos criados, praticados e produzidos em redes pelos praticantes pensantes nos cotidianos das escolas. No caso deste projeto, já há resultados em análise, a partir de tudo que foi produzido durante a organização e realização da MatemÁfrica.

🇬🇧 The project, in cooperation with the Allan Kardec School, involves an educational initiative to bring students into the cybercultural space, using applications to improve their understanding of mathematical content and audiovisual production. In daily life methodology, everyone is a co-author of knowledge and actions, creating and acting during and after the execution of the project. The result is an understanding of the training process for students and teachers when teaching and learning mathematics and producing audiovisual material.

🇪🇸 El proyecto, en cooperación con la Escuela Allan Kardec, consiste en una iniciativa educativa para introducir a los alumnos en el espacio cibercultural, utilizando aplicaciones para mejorar su comprensión de los contenidos matemáticos y la producción audiovisual. En la metodología cotidiana, todos son coautores de conocimientos y acciones, creando y actuando durante y después del proyecto. El resultado es la comprensión del proceso de formación de alumnos y profesores a la hora de enseñar y aprender matemáticas y producir material audiovisual.

🇨🇳 该项目与“Allan Kardec”学校合作,考虑通过使用应用程序插入网络文化空间的教育行动,以更好地理解数学内容和视听制作。在日常方法中,每个人都是知识和行动的共同作者,在项目执行期间和之后进行创造和行动。其结果是了解在教学和学习数学以及制作视听材料时培训学生和教师的过程。

Traduzido por: Gabriel Vieira (gabriel772005@gmail.com) e Iury Guerreiro (nadadorblm@hotmail.com)

REFERÊNCIAS:

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. 19a ed. Tradução de

Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

SANTOS, Edméa de O. Pesquisa-formação na cibercultura. 1 ed. Santo Tirso: Whitebooks, 2014.

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Veja mais

Publicações relacionadas

desConectados, o documentário

Ana Laura Aviz, Resenhista do LABTEC O documentário desConectados, do diretor Márcio Bigly, retrata os maiores desafios enfrentados pelos estudantes do Ensino Médio da única