Ana Laura Aviz, Resenhista do LABTEC
O documentário desConectados, do diretor Márcio Bigly, retrata os maiores desafios enfrentados pelos estudantes do Ensino Médio da única escola pública estadual de Tanque do Piauí durante a pandemia de Covid-19.
O principal problema apresentado foi o difícil acesso à internet e às plataformas de ensino pelos alunos e professores, que moram no interior do estado do Piauí. Um aluno da Unidade Escolar São Sebastião fala em uma entrevista que para obter conexão com a internet e receber as tarefas dos professores, ele e mais alguns colegas tinham que andar quilômetros para obter algum sinal de celular. Para Maria Madalena, uma aluna da UESS, a Covid-19 não foi vista de forma séria no início por morar no interior do estado, onde há pouco deslocamento de pessoas, ela também conta que as aulas remotas eram desconhecidas para os estudantes por conta do acesso à internet ser, na maioria das vezes, somente por dados móveis ou deslocamento até uma comunidade próxima.
Além de enfrentar a escassez de acesso à internet, outro problema para os alunos era o pouco armazenamento e a memória dos celulares. Devido à desigualdade social, poucos alunos tinham um celular com uma boa capacidade de memória para receber as tarefas escolares.
Para a professora Iara Régia da UESS, o período de pandemia foi um período de dedicação exclusiva para repensar a prática pedagógica, sendo um dos maiores desafios dos professores. A pandemia intensificou esses problemas de desigualdade social para o acesso à educação. A professora comenta que a sala de informática da escola nunca foi usada por falta de assistência técnica e por conta disso os estudantes não tem proximidade com a tecnologia.
Na decisão do retorno das aulas presenciais, a diretoria da UESS deixou os responsáveis dos alunos analisarem e escolherem se era viável ou não a volta às aulas presenciais pelo fato, até aquele momento, dos alunos não terem sido imunizados. A maioria dos responsáveis foi contra o retorno das aulas presenciais em agosto de 2021, então o retorno presencial ficou previsto para 2022.
O documentário retrata apenas um exemplo de milhares de escolas públicas no Brasil que passaram por essa dificuldade.
🇬🇧 The documentary disConnected, by director Márcio Bigly, portrays the biggest challenges faced by students at a state school in Tanque of Piauí during the Covid-19 pandemic. The problems presented were the students’ difficult access to the internet and the low memory of their cell phones to do their schoolwork. The documentary portrays just one example of thousands of public schools in Brazil that have experienced this difficulty.
🇪🇸 El documental desConectado, del director Márcio Bigly, retrata los mayores retos a los que se enfrentaron los alumnos de una escuela pública de Tanque do Piauí durante la pandemia de Covid-19. Los problemas que se presentaban eran el difícil acceso de los alumnos a Internet y la escasa memoria de sus teléfonos móviles para hacer las tareas escolares. El documental retrata sólo un ejemplo de las miles de escuelas públicas de Brasil que han experimentado esta dificultad.
🇨🇳 导演 Márcio Bigly 执导的纪录片《desConectados》描绘了 Covid-19 大流行期间 Tanque do Piauí 一所公立学校的学生面临的最大挑战。所出现的问题是学生难以访问互联网以及完成学业任务时手机内存不足。这部纪录片描述的只是巴西数千所公立学校经历过这一困难的一个例子。
Traduzido por: Maria Eduarda Pena (mariasilvapena987@gmail.com) e Iury Guerreiro (nadadorblm@hotmail.com)
Referência: Instituto Unibanco. “DesConectados (PI) | Filme Selecionado No Edital Conexão Juventudes | Instituto Unibanco.” YouTube, 21 Mar. 2023, www.youtube.com/watch?v=_e7QyfRQb4E. Accessado 19 Setembro. 2024.