Identidade afro-religiosa no ciberespaço amazônico

Publicado por:

Arlindo Figueredo, Pesquisador do NUPEC

A dissertação de mestrado intitulada “O tambor de mina no ciberespaço: Netnografia das Práticas Afro-religiosas como meio de resistência na Amazônia” de autoria de Arlindo Figueiredo do Rosário Júnior, pesquisador do NUPEC, tem por objetivo analisar as relações sociais estabelecidas no ciberespaço, buscando compreender o processo de construção identitária dos afro-religiosos na região amazônica, mais especificamente Pará e Maranhão. 

Desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM) sob orientação do Professor Dr. Fabio Fonseca de Castro, a pesquisa problematiza os efeitos que as relações sociais estabelecidas no ciberespaço têm para a identidade afro-religiosa: Pode-se construir uma nova identidade afro-religiosa na Amazônia a partir do ciberespaço? Embora o ritmo de progresso tenha sido afetado por conta da greve nacional dos servidores públicos federais, a pesquisa tem previsão de passar pela qualificação em março de 2025. 

Uma das novidades do trabalho é o “Mapeando da Presença Afro-Religiosa no Ciberespaço”. Além da etnografia, estamos construindo uma “cartografia virtual” (De Jesus & Matias, 2019). Essa abordagem visa quantificar e mapear a presença dos afro-religiosos em plataformas digitais, identificando padrões geográficos, redes de conexões, áreas de maior concentração e ações sociais, culturais e políticas.

As produções do Núcleo de Pesquisa em Educação e Cibercultura (NUPEC) estão servindo de embasamento para novas análises sobre socialidade e Cibercultura promovidas pelos afro-religiosos, pois é o único núcleo de pesquisa que tem se dedicado a este estudo na Amazônia.

As expectativas pelos resultados da pesquisa refletem o compromisso em explorar novas perspectivas e contribuir para o entendimento da dinâmica social, cultural e religiosa no ciberespaço amazônico. A pesquisa sobre a presença dos afro-religiosos no ambiente virtual é de extrema importância e tem o potencial de impactar tanto a academia quanto as comunidades envolvidas.

🇬🇧 In his master’s thesis, Arlindo Figueiredo analyzes social relations in cyberspace and the construction of Afro-religious identity in the Amazon. The research problematizes the effects social relations established in cyberspace have on Afro-religious identity. The expectations for the research results reflect the commitment to explore new perspectives and contribute to understanding the social, cultural, and religious dynamics in Amazonian cyberspace.

🇪🇸 En su tesis de maestría, Arlindo Figueiredo analiza las relaciones sociales en el ciberespacio y la construcción de la identidad afro-religiosa en la Amazonia. La investigación problematiza los efectos que las relaciones sociales establecidas en el ciberespacio tienen sobre la identidad afro-religiosa. Las expectativas sobre los resultados de la investigación reflejan el compromiso de explorar nuevas perspectivas y contribuir a la comprensión de las dinámicas sociales, culturales y religiosas en el ciberespacio amazónico.

🇨🇳 阿林多·菲格雷多(Arlindo Figueiredo)在其硕士论文中分析了网络空间中的社会关系以及亚马逊地区 非洲裔宗教人士 人士的身份建构。该研究提出了网络空间中建立的社会关系对 非洲裔宗教人士 身份的影响的问题。对研究结果的期望反映了致力于探索新视角并有助于理解亚马逊网络空间中的社会、文化和宗教动态。

Traduzido por: Eduarda Pena (mariasilvapena987@gmail.com) e Iury Guerreiro (nadadorblm@hotmail.com)

Referência:

DE JESUS, José Alves; MATIAS, Lindon Fonseca. Cartografia: do Convencional ao Virtual. Rev. Bras. Cartogr, v. 71, n. 4, p. 1014-1039, 2019. Disponível em < https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/download/49499/27584 > Acesso em 22/04/2024.

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Veja mais

Publicações relacionadas

Coded Bias

Eduarda Pena, Tradutora do LABTEC O documentário “Coded Bias”, dirigido pela diretora de cinema Shalini Kantayya, retrata a estigma presente na ausência de representatividade das

Cibercultura Chinesa

Iury Guerreiro, Tradutor do LABTEC Ao fazer levantamentos sobre a cibercultura chinesa, é comum encontrar várias publicações e textos que levam o internauta a ter