Os meios digitais e a educação

Publicado por:

Gabriel Vieira, tradutor do NUPEC

No artigo “Midiatização, cibercultura e educação: vocabulário e processos de ensino aprendizagem na educação profissional” os pesquisadores Breno Alencar e Pablo Souza discutem a influência das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no processo de ensino-aprendizagem, especificamente, no cotidiano de estudantes do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional do Instituto Federal do Pará (IFPA), campus Belém.

A pesquisa foi realizada por meio da aplicação de questionário e realização de entrevistas sobre o emprego das TDICs no cotidiano dos estudantes, assim como a criação de glossário a partir de checagem e análise de descritores associados às mesmas em jornais de grande circulação. Esses dados foram analisados de forma quantitativa e qualitativa e publicados em diversos eventos acadêmicos, entre eles a VIII Reunião de Antropologia da Ciência e Tecnologia (ReACT), ocorrida na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), entre os dias 21 e 26 de novembro de 2021.

Os resultados alcançados mostram que dentro dos processos sociais, em especial a educação, é crescente a presença de um vocabulário social proveniente do ciberespaço. Outro apontamento da pesquisa foi a percepção de que as TDICs estão presentes ativamente na socialização e vida dos alunos, assim como fazem parte integral e indissociável do processo de ensino-aprendizagem dos mesmos.

Atualmente, o relatório original e o paper publicado nos Anais da REACT passam por edição e estão sendo traduzidos pelo extensionista membro do Laboratório de Tradução do Núcleo de Pesquisa em Educação e Cibercultura e da Licenciatura em História do IFPA/Campus Belém, Gabriel Vieira com vistas a publicação em periódico acadêmico internacional.

🇬🇧 In the article “Mediatization, cyberculture and education” researchers Breno Alencar and Pablo Souza discuss the influence of Digital Information and Communication Technologies (DICTs) in the teaching-learning process. The research was realized by applying a questionnaire and conducting interviews and the results point to the growing presence of a social vocabulary from cyberspace. The article is being translated by Gabriel Vieira from the LABTEC Extension Project.

🇪🇸 En el artículo “Mediatización, cibercultura y educación”, los investigadores Breno Alencar y Pablo Souza discuten la influencia de las Tecnologías Digitales de Información y Comunicación (TIC) en el proceso de enseñanza-aprendizaje. La investigación se llevó a cabo mediante la aplicación de un cuestionario y entrevistas, y los resultados apuntan a la creciente presencia de un vocabulario social procedente del ciberespacio. El artículo ha sido traducido por Gabriel Vieira, del Proyecto de Extensión de LABTEC.

Referência: ALENCAR, Breno Rodrigo de Oliveira. Midiatização, cibercultura e educação: vocabulário e processos de ensino aprendizagem na educação profissional. In: ReACT VIII – REUNIÃO DE ANTROPOLOGIA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 2021. Anais da VIII Reunião de Antropologia da Ciência e da Tecnologia. 2022. v. 5, p. 2323-2341.

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Veja mais

Publicações relacionadas

Poder pastoral e as redes sociais

Alice Vitória Leal Lima, Pesquisadora do NUPEC O conceito de poder pastoral (FOUCAULT, 2008) originou-se da eclesiástica da Igreja Católica, em que o pastor é

Pesquisa Aplicada às Mídias Digitais.

Ana Beatriz Miranda Veiga, Pesquisadora do NUPEC O Laboratório de Mídias Digitais desenvolve pesquisa aplicada em Comunicação a partir dos usos sociais das tecnologias de

Eleições 2024 e as mídias sociais

Wesley Silva, Pesquisador do NUPEC A virada do século XX para o XXI desencadeou novas formas de comunicação entre os indivíduos. A difusão de informações