Letícia dos Santos Pinheiro
A era da cibercultura, as dinâmicas familiares e os laços de parentesco passam por uma evolução, à medida que a tecnologia digital se entrelaça com as relações interpessoais. A interseção entre família, parentesco e hierarquias está sendo moldada de maneira única por esse contexto tecnológico. O aumento de dispositivos eletrônico, redes sociais e ferramentas de comunicação online redefine não apenas como as famílias interagem, mas também como o poder e a autoridade são distribuídos dentro dessas unidades sociais.
Através da pesquisa “ Parentesco, Política e Redes Sociais: um estudo sobre hierarquias e conflitos nas relações familiares em grupos de WhatsApp no contexto das eleições presidenciais de 2018 e 2022” percebemos que os conflitos familiares se desdobram de forma notável nos grupos de WhatsApp. Durante os períodos eleitorais, as preferências individuais por candidatos entre os membros da família geram tensões, debates acalorados em encontros, reuniões, e também em ambientes virtuais, onde os parentes expressam críticas, acusações e comentários desagradáveis. Além disso, evidencia-se a presença de uma estrutura hierárquica, na qual certos membros detém o poder de excluir outros dos grupos familiares, o que resultou em um afastamento provisório ou em uma ruptura permanente.
Desse modo, os conflitos que são gerados podem criar divisão na família e prejudicar as relações. Segundo Andrade (2020) como produto midiático, o WhatsApp trouxe uma nova dinâmica para os processos comunicacionais, sobretudo com ferramenta de grupos, que chega a reconfigurar as relações de poder e afetos dos indivíduos e das instituições. Com isso a pesquisa aponta para a presença de uma hierarquia entre os membros da família, onde a ideologia política de quem é administrador serve como critério da permanência de outro participante no grupo, o que reflete também nas relações presenciais entre familiares e discussões que ultrapassam os limites do ciberespaço.
🇬🇧 The text “Family, kinship and hierarchy in the age of cyberculture” takes a significant approach to the influence of cyberculture on family relationships, highlighting how digital technology is changing the way families interact and also how power and authority are distributed. Furthermore, it also reveals the presence of family hierarchies influenced by the political ideology of group administrators, who assume power and authority in this context.
🇪🇸 El texto “Familia, parentesco y jerarquía en la era de la cibercultura” aborda de forma significativa la influencia de la cibercultura en las relaciones familiares, destacando cómo la tecnología digital está cambiando la forma en que las familias interactúan y también cómo se distribuyen el poder y la autoridad. También revela la presencia de jerarquías familiares influidas por la ideología política de los administradores de grupos, que asumen el poder y la autoridad en este contexto.