O que foram as Jornadas de Junho de 2013?

Publicado por:

Wesley Cantão

As jornadas de junho de 2013 foram uma série de mobilizações de massa ocorridas simultaneamente em mais de quinhentas cidades do Brasil no ano de 2013. Pode ser considerada como a primeira insurreição ou levante popular de proporções realmente nacionais no país, tendo acontecido em todas as cinco regiões. Foi um movimento que se originou no estado de São Paulo, em decorrência da insatisfação da população com relação ao  aumento da passagem de ônibus.

Entretanto, houve a  pulverização do protesto, incorporando  questões que não mais se limitavam ao eixo inicial,  mas a outras temáticas que causavam descontentamento aos protestantes: assistência social, educação, corrupção, copa do mundo, saúde, entre outros. Os atos praticados ganharam proporções em todo o Brasil, e sua organização se deu sobretudo no território digital, alterando paradigmas e formas de estruturação antes utilizadas.

Os atos praticados durante a jornada de junho evidenciaram a repressão discricionária por parte dos agentes de segurança pública, violando direitos e garantias fundamentais legalmente constituídos e positivado na Constituição Federal brasileira de 1988, além de demonstrar, de maneira implícita, uma organização por parte de indivíduos que se infiltraram no movimento para  disseminar questões conservadoras.

🇬🇧 The June Days were a series of mass mobilizations that took place in Brazil in 2013. Originating in São Paulo as a result of the increase in bus fares, the protest incorporated themes outside the initially proposed axis, such as corruption and health. The acts carried out during the June Journey revealed the repression carried out by public security agents, violating rights provided for in the Constitution, and showed organizations by people infiltrated into the movement to disseminate right-wing issues.

🇪🇸 Las Jornadas de Junio fueron una serie de movilizaciones masivas que tuvieron lugar en Brasil en 2013. Originada en São Paulo a raíz del aumento de las tarifas de autobús, la protesta incorporó cuestiones ajenas al eje inicialmente propuesto, como la corrupción y la salud. Las acciones realizadas durante la Jornada de junio revelaron la represión llevada a cabo por agentes de seguridad pública, violando derechos previstos en la Constitución, y mostraron organizaciones por parte de personas infiltradas en el movimiento para difundir temas de derecha.

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Veja mais

Publicações relacionadas

Cibercultura Chinesa

Iury Guerreiro, Tradutor do LABTEC Ao fazer levantamentos sobre a cibercultura chinesa, é comum encontrar várias publicações e textos que levam o internauta a ter

Poder pastoral e as redes sociais

Alice Vitória Leal Lima, Pesquisadora do NUPEC O conceito de poder pastoral (FOUCAULT, 2008) originou-se da eclesiástica da Igreja Católica, em que o pastor é