As denúncias de assédio na página “Meu Professor Abusador”

Publicado por:

Camila Bentes

O assédio sexual online refere-se a qualquer forma de comportamento indesejado de natureza sexual que ocorra nas plataformas digitais. Sua natureza generalizada contra estudantes do sexo feminino é uma questão preocupante que requer atenção imediata. Com a crescente dependência de plataformas digitais para fins educacionais, as estudantes do sexo feminino são submetidas a uma ampla gama de comportamentos inadequados que prejudicam sua segurança, bem-estar mental e resultados acadêmicos.

A página de facebook intitulada “Meu Professor Abusador” criada em 09 de fevereiro de 2016 por etudantes do curso Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul expõe a ocorrência desses casos. Surgida com o objetivo de tornar público relatos anônimos de assédio cometido por professores contra estudantes do sexo feminino, a página se popularizou nas redes sociais através da hashtag #meuprofessorabusador.

Utilizando a plataforma Google Forms ou o e-mail para o envio de provas, do tipo print ou algum material equivalente, a página reúne 640 de denúncias, das quais o projeto de pesquisa “Gênero e poder no ciberespaço” desenvolvida pelo Núcleo de Pesquisa em Educação e Cibercultura, vem se dedicando a analisar com o objetivo de criar um banco de dados com sobre os relatos de assédio ocorrido no ambiente virtual. Com base na análise destes dados foram identificados 12 casos, dos quais 75% se tratavam de assédio envolvendo alunas do ensino básico e 1/3 ocorridas na rede social Facebook.

🇬🇧 The Facebook page “Meu Professor Abusador” (My Abusive Teacher) was created in 2016 by students of the Languages course at the Federal University of Rio Grande do Sul as a way to anonymously expose cases of harassment committed by teachers against students. The page gathers 640 complaints, 12 of which relate to reports of harassment that took place in the virtual environment. Based on the analysis of this data, 75% of the harassment cases involved elementary school students and 1/3 occurred on the social network Facebook.

🇪🇸 La página de Facebook “Meu Professor Abusador” (Mi profesor abusador) fue creada en 2016 por estudiantes del curso de Lenguas de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul para exponer de forma anónima casos de acoso cometidos por profesores contra estudiantes. La página reúne 640 denuncias, 12 de las cuales se refieren a denuncias de acoso en el entorno virtual. A partir del análisis de estos datos, el 75% de los casos de acoso involucraban a alumnas de primaria y 1/3 ocurrieron en la red social Facebook.

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Veja mais

Publicações relacionadas

Coded Bias

Eduarda Pena, Tradutora do LABTEC O documentário “Coded Bias”, dirigido pela diretora de cinema Shalini Kantayya, retrata a estigma presente na ausência de representatividade das

Cibercultura Chinesa

Iury Guerreiro, Tradutor do LABTEC Ao fazer levantamentos sobre a cibercultura chinesa, é comum encontrar várias publicações e textos que levam o internauta a ter