“A Joan é Péssima” (Black Mirror, T6E1, Netflix)

Publicado por:

Luna Patrícia Silva do Nascimento

Joan é uma mulher que se vê presa num emprego que não a faz feliz, atuando como intermediária entre a diretoria e os funcionários. Apesar do certo glamour associado ao seu cargo, Joan enfrenta inúmeras dificuldades, especialmente quando se trata de tomar decisões difíceis, como reduzir o quadro de funcionários. Além disso, sua vida pessoal não é muito animadora, pois ela está envolvida num relacionamento monótono e sente que sua vida está num constante “piloto automático”.

De forma surpreendente, a crise existencial de Joan é cruelmente exposta de maneira misteriosa através da série “A Joan é Péssima”, disponível numa plataforma de streaming. A série não se limita a revelar a vida pessoal e profissional de Joan; ela a retrata de forma ainda mais implacável, pintando-a como uma pessoa de caráter duvidoso. Este drama revela todos os segredos da protagonista, desencadeando assim uma verdadeira tragédia em sua vida real.

Desesperada para resolver essa situação, Joan decide protestar contra o uso indevido de sua imagem, violação de privacidade e difamação, indo até a empresa de streaming. No entanto, para sua surpresa, ela descobre que inadvertidamente concordou com os termos e condições que permitiram o acesso e exposição de sua vida pessoal quando clicou no botão “aceitar” ao criar sua conta na plataforma.

“A Joan é Péssima” não é apenas uma série de entretenimento, mas também uma representação contundente de como a negligência virtual dos usuários em relação à administração de sua presença na internet pode desencadear um verdadeiro cataclismo social.

🇬🇧 ‘Black Mirror’, created by Charlie Brooker, is a science-fiction anthological TV show. Each episode explores sombre themes related to technology, society and human behaviour. The episode ‘Joan is Awful’ tells the story of an average woman affected by her digital exposure, illustrating a provocative and dystopian view of the impact of technology, revealing how seemingly innocuous innovations may have disturbing outcomes in real life.

🇪🇸 «Black Mirror», creado por Charlie Brooker, es una serie de ficción científica de antología. Cada episodio explora temas sombríos relacionados a la tecnología, sociedad y el comportamiento humano. El episodio «Joan es horrible» narra la historia de una mujer promedio afectada por la exposición virtual, ilustrando una visión provocadora del impacto de la tecnología, revelando cómo innovaciones al parecer inofensivas pueden tener consecuencias perturbadoras en la vida real.

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Veja mais

Publicações relacionadas

Coded Bias

Eduarda Pena, Tradutora do LABTEC O documentário “Coded Bias”, dirigido pela diretora de cinema Shalini Kantayya, retrata a estigma presente na ausência de representatividade das

Cibercultura Chinesa

Iury Guerreiro, Tradutor do LABTEC Ao fazer levantamentos sobre a cibercultura chinesa, é comum encontrar várias publicações e textos que levam o internauta a ter