O cancelamento de Drauzio Varella

Publicado por:

Wilma Beatriz da Cruz Alves

Drauzio Varella, nasceu em São Paulo, em 1943. É médico cancerologista formado pela USP e conhecido, principalmente, por divulgar informações sobre saúde.

No dia 01/03/2020, o Fantástico exibiu um quadro sobre mulheres trans que cumprem pena por seus crimes em meio a presos homens. O quadro foi conduzido pelo Dr. Drauzio Varella, que é voluntário no sistema penitenciário desde 1989 e, a reportagem contou com diversas entrevistadas, sendo uma delas, Suzy Oliveira, que segundo a Secretaria de Administração Penitenciária, estaria cumprindo pena por estrupo de menor de 14 anos seguido de homicídio. Durante a entrevista com Suzy, ocorre um momento emocionante e Drauzio acaba abraçando a entrevistada. Logo essa cena se espalhou na internet e o médico foi criticado pelo abraço, já que Suzy teria cometido um crime terrível.

Os sites de notícias repudiaram o cancelamento do cancerologista, alegando que o intuito do quadro apresentado não era divulgar os crimes cometidos pelas entrevistadas, mas mostrar as situações desumanas que elas enfrentavam. Drauzio também se pronunciou, dizendo “[…] Sou médico, não juiz.”

No Twitter, nosso objeto de pesquisa, o cancelamento de Drauzio não tomou grandes proporções, tendo em vista que houveram poucos tweets, os quais não alcançaram tanta visibilidade. Além disso, Drauzio não sofreu impactos do cancelamento em sua vida pessoal e/ou profissional, já que continuou sendo admirado pela população como médico e comunicador, algo que pode estar relacionado ao seu compromisso, na época, em divulgar informações sobre o vírus da Covid-19.

🇬🇧 Dráuzio Varella is a widely recognized physician. In a frame of the television program “Fantástico”, from Rede Globo, which aimed to show the prison situation of trans women, he embraced Suzy Oliveira, convicted of a sexual crime against a minor.  The doctor received criticism on Twitter but did not suffer a wave of cancellations and has great media prestige.

🇪🇸 Dráuzio Varella es un médico ampliamente reconocido. En un marco del programa de televisión “Fantástico”, de la Rede Globo, que tenía como objetivo mostrar la situación carcelaria de las mujeres trans, abrazó a Suzy Oliveira, condenada por un delito sexual contra una menor. La doctora recibió críticas en Twitter, pero no sufrió una ola de cancelaciones y tiene un gran prestigio mediático.

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Veja mais

Publicações relacionadas

Cibercultura Chinesa

Iury Guerreiro, Tradutor do LABTEC Ao fazer levantamentos sobre a cibercultura chinesa, é comum encontrar várias publicações e textos que levam o internauta a ter

Poder pastoral e as redes sociais

Alice Vitória Leal Lima, Pesquisadora do NUPEC O conceito de poder pastoral (FOUCAULT, 2008) originou-se da eclesiástica da Igreja Católica, em que o pastor é