O que são rituais de mídia? (Parte 1)

Publicado por:

Wilma Beatriz da Cruz Alves

De acordo com Turner (2008), os rituais representam a passagem de uma posição, constelação ou domínio estrutural para outro, o que pode caracterizar uma “estrutura atemporal”, ou seja, muitos rituais passam pelas communitas, termo retratado pelos seus atores como uma condição atemporal. Vale ressaltar que em um único ritual ocorre a construção e a desconstrução de imagens. Um aspecto importante dos ritos de passagem é a liminaridade, a qual ocorre durante a fase intermediária dos ritos, estando betwixt and between (nem lá, nem cá), marcando as diferenças no status social de um indivíduo ou grupo, no estado cultural ou psicológico em diversas sociedades.

Contudo, partindo da perspectiva de Tambiah (2018), o ritual é um sistema de comunicação simbólica construído culturalmente e constituído por sequências de palavras e de atos padronizadas e ordenadas, frequentemente expressas em diversos meios, cujo conteúdo e arranjo são caracterizados, em graus variados, pela formalidade, estereotipagem, condensação e redundância. O rito é realizado no contexto de outros eventos que o precedem e o sucedem; está sempre ligado às reivindicações de status e aos interesses dos participantes; segue uma ordem, um senso de encenação coletiva ou comunal em prol de um objetivo em particular; e utiliza a redundância como instrumento para passar sua mensagem.

🇬🇧 The rituals represent the passage from one position to another, featuring a “timeless structure” and involve the construction and deconstruction of images, according to Turner.  However, Tambiah emphasizes that ritual is a culturally constructed symbolic communication system consisting of standardized sequences of words and acts, which follow an order and are used to convey a message.  The rite is performed in the context of other events that precede and follow it.

🇪🇸 Los rituales representan el paso de una posición a otra, presentan una “estructura atemporal” e involucran la construcción y deconstrucción de imágenes, según Turner.  Sin embargo, Tambiah enfatiza que el ritual es un sistema de comunicación simbólico construido culturalmente que consiste en secuencias estandarizadas de palabras y actos, que siguen un orden y se utilizan para transmitir un mensaje.  El rito se realiza en el contexto de otros eventos que lo preceden y lo siguen.

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Veja mais

Publicações relacionadas

Cibercultura Chinesa

Iury Guerreiro, Tradutor do LABTEC Ao fazer levantamentos sobre a cibercultura chinesa, é comum encontrar várias publicações e textos que levam o internauta a ter

Poder pastoral e as redes sociais

Alice Vitória Leal Lima, Pesquisadora do NUPEC O conceito de poder pastoral (FOUCAULT, 2008) originou-se da eclesiástica da Igreja Católica, em que o pastor é